Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo trabalha para oferecer serviços públicos 100% digitais

Notícias

Governo trabalha para oferecer serviços públicos 100% digitais

Principais ações de TI foram destaque em seminário sobre tendências do setor

publicado:  27/04/2016 22h19, última modificação:  27/04/2016 22h21
Divulgação

Divulgação

 
 
Tornar os serviços públicos oferecidos pelo governo federal em 100% digitais. Para o secretário adjunto de Tecnologia da Informação, Fernando Siqueira, este é o principal desafio dos órgãos públicos para os próximos quatro anos. O secretário adjunto apresentou, nesta quarta-feira (27), durante o evento “Tendências Tecnológicas e de Negócios em TI para os Próximos Anos”, as principais ações de TI da Administração Pública Federal (APF) até 2019.
 
“Precisamos integrar as bases de dados do governo para transformar os serviços de balcão em digitais”, afirmou Siqueira. Segundo o secretário adjunto, o governo precisa ser uma presença na vida dos cidadãos brasileiros, não pode se limitar “a ser um lugar, um endereço de repartição pública”.
 
De acordo com a última pesquisa do Centro de Estudos sobre as tecnologias da informação e da Comunicação (CETIC.br), realizada com dados de 2013, 23% dos usuários brasileiros procuravam informações sobre o pagamento de impostos ao buscar por serviços governamentais. Este e outros 590 serviços estão disponíveis no Portal de Serviços do Governo Federal (servicos.gov.br).
 
“Nosso trabalho é orientar os órgãos a incluírem seus serviços neste portal”, disse Siqueira. Para simplificar o acesso da sociedade, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) está realizando uma série de oficinas para ensinar os órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) a publicarem suas informações no servicos.gov.br. Até o momento, seis órgãos já foram capacitados em 2016. Também está disponível o Manual de Publicação de Serviços Públicos no Portal de Governo Eletrônico (eGOVBR).
 
EGD
 
Publicada em março deste ano, a Estratégia de Governança Digital (EGD) tem o objetivo de promover o uso da TI na prestação de serviços públicos, ampliar o acesso à informação e estimular a participação da sociedade nas políticas públicas. O documento, com validade até 2019, serve de base para os 224 órgãos integrantes do SISP.