Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Governo gasta 500 milhões com Censo em 2000

Notícias

Governo gasta 500 milhões com Censo em 2000

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 27/01/2000 - O governo federal vai destinar R$ 500 mihões só este ano para a realização do Censo 2000, que foi transformado em programa e incluído no Avança Brasil. Até o final de julho, quando 150 mil recenseadores receberão treinamento para aplicar os questionários, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá mapear o país e dividi-lo em áreas de trabalho que cubram todo o território nacional.

Nuno Duarte Bittencourt, gerente do Programa Censo 2000, explica que nenhum brasileiro deixará de ser recenseado. E que suas respostas serão fundamentais para a formulação das políticas públicas federais, estaduais e municipais, principalmente nas áreas de saúde e educação.

Estamos iniciando os concurso para contratação do pessoal temporário que vai trabalhar diretamente no censo, e as inscrições para quem vai trabalhar na supervisão serão abertas ainda em fevereiro. O trabalho envolve mais ou menos cerca de 30 mil pessoas em todo o território nacional. Deveremos fazer outro concurso por volta de abril para contratar cerca de 150 mil recenseadores. No momento estamos terminando de imprimir e distribuir o material de coleta, o que significa a impressão de cerca de 150 milhões de documentos para distribuição em cada município do Brasil até a última semana de julho, explica Bittencourt.

A coleta de informações deve durar de três a quatro meses. A maior parte do trabalho é feita nos primeiros dois meses, e no resto do tempo os recenseadores visitarão as regiões de maior dificuldade de acesso.