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Governo Federal debate projeto de apoio a telecentros

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 12/5/2009 - Representantes de diversas iniciativas de inclusão digital do Governo Federal reuniram nesta terça-feira, dia 12 de maio, na Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento para discutir o Projeto Nacional de Apoio a Telecentros.



Estiveram em debate assuntos como a concessão de bolsas para a formação de monitores, bem como o oferecimento de equipamentos e conexão para centros públicos de acesso gratuito à internet.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do Comitê de Inclusão Digital e presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, e contou com a participação do coordenador de Inclusão Digital da Presidência da República, Cezar Alvarez.

O Projeto Nacional de Apoio a Telecentros pretende ajudar na implantação de dois a três mil novos telecentros e fortalecer de cinco a dez mil unidades já existentes no país. Para isso, vai oferecer conexão, computadores, bolsas de auxílio financeiro a jovens monitores e formação de monitores bolsistas e não-bolsistas para atuar nos telecentros.

Alvarez ressaltou a importância de órgãos do Governo Federal, durante a execução do projeto, estabelecerem sólidas parcerias com estados, municípios ou entidades sociais capazes de garantir a sustentabilidade das iniciativas.

Segundo Alvarez, o Projeto Nacional de Apoio a Telecentros visa qualificar e melhor estruturar esse segmento no país. “Havia um conjunto de iniciativas isoladas nos diferentes ministérios, todas sempre positivas, mas em algumas regiões percebemos que havia um número de telecentros bastante concentrado enquanto que, em outras, um vazio significativo, explicou o coordenador de Inclusão Digital da Presidência.

Para Rodrigo Assumpção, as diretrizes do projeto são resultado dos inúmeros debates realizados sobre inclusão digital pelo Governo desde 2003, bem como das Oficinas para Inclusão Digital que em sua 7ª edição, no ano passado, reuniu mais de três mil participantes em Belém, no Pará.

O Projeto Nacional de Apoio a Telecentros foi elaborado a partir das conclusões do grupo operacional de inclusão digital coordenado pela Presidência da República, do qual participaram diversos ministérios e órgãos atuantes no tema. A decisão de apoiar os telecentros também levou em conta as considerações de representantes da sociedade civil.

São responsáveis pela coordenação geral da iniciativa os Ministérios das Comunicações, da Ciência e Tecnologia e do Planejamento, sendo este último o responsável pela coordenação executiva.

Ampla participação

Assumpção destacou, ainda, a ampla participação da sociedade no processo já que todos os interessados podem participar da consulta pública sobre a iniciativa disponível até o dia 29 de maio no endereço:     http://www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica.

Ocorrerá ainda uma audiência pública no dia 19 de maio, das 14h às 18h, na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Brasília, que será transmitida para outras 23 cidades do país. Os interessados em participar devem realizar inscrição prévia e enviar suas questões para http://www.inclusaodigital.gov.br/telecentros. Nesse portal são informados os endereços onde a audiência será transmitida.

Além da proposta preliminar do projeto, também estão recebendo sugestões uma minuta de chamada para adesão de iniciativas responsáveis por telecentros a serem apoiados e uma minuta de edital para seleção de entidades que ofertarão atividades de formação a monitores que atuam nesses locais.

CHAT
Quem quiser saber mais sobre o projeto, esclarecer dúvidas ou fazer sugestões também pode participar de um chat (conversação em tempo real na internet) que será realizado nesta quinta-feira, dia 14 de maio, às 17h, com os coordenadores da iniciativa.

O chat ocorrerá por meio endereço www.softwarepublico.gov.br/4cmbr e os  interessados em participar ainda não cadastrados no portal devem preencher um formulário disponível em “associar-se ao 4CMBr e, em seguida, dirigir-se ao “chat, acessível na barra superior.