Notícias
Governo economiza em compras pelo sistema E-Procurement
Brasília, 01/10/2001 - As compras entre organizações feitas pela Internet (e-procurement) podem gerar uma economia de 18% a 22% para o governo. A estimativa é de Tales de Senço, gerente de produto da Vesta Technologies, que desenvolve infra-estrutura de software para negócios virtuais e tem entre seus clientes o portal de compras do governo federal, o Comprasnet.
A secretária adjunta de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Renata Vilhena, informou que o governo faz, em média, 100 licitações por dia. Todas as licitações são registradas e podem ser acompanhadas por qualquer pessoa no portal.
No ano 2000 o governo comprou R$ 11,5 bilhões em material. A estimativa é de que, deste valor, R$ 2 bilhões possam ser negociados anualmente por pregão eletrônico - sistema aprovado no final do ano passado. "Já estamos registrando uma economia de 25% na aquisição dos produtos", afirmou Renata.
Segundo estimativa da Vesta, oito em cada dez grandes empresas industriais brasileiras já têm iniciativas próprias ou compartilhadas de e-procurement, e nove dos 13 maiores bancos privados do país atuam neste tipo de transação.