Notícias
Governo boliviano conhece Portal do Software Público Brasileiro
Iniciativa semelhante foi lançada na Bolívia há seis meses
Nessa terça e quarta-feira (27 e 28), Técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) estiveram reunidos com representantes do governo da Bolívia para apresentar a experiência de implementação do software livre pelo governo brasileiro e a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA).
Durante a troca de experiência, os bolivianos apresentaram iniciativa semelhante ao Portal do Software Público Brasileiro (SPB), lançada na Bolívia há seis meses. A página brasileira é referência nacional e internacional, reconhecida com prêmios e estudada como arranjo inovador para ampliação das ações de eGov.
"Nosso principal interesse nesse momento é a plataforma tecnológica do governo brasileiro. A nova versão do portal brasileiro é muito interessante", revelou Arsenio Marcial Castellon, coordenador de interoperabilidade e software livre do Ministério do Planejamento e Desenvolvimento da Bolívia.
O SPB disponibiliza soluções públicas de tecnologia da informação sem a necessidade do pagamento de licenças. Lançado há mais de sete anos, o portal teve uma versão beta disponibilizada ano passado.
"O desafio neste momento é o trabalho de criar uma nova geração para o SPB. É necessário ampliar a sua dinâmica, promover reformulações e abranger um modelo de funcionamento que contemple mais ainda a participação social e colaborativa com governos, empresas e indivíduos", explicou Luís Felipe Coimbra Costa, diretor do Departamento de Governança e Sistemas de Informação do MP.