Notícias
Gestores e servidores debatem desenvolvimento de Sistemas de TI
Seminário tem o objetivo de iniciar discussão sobre a criação um modelo padrão de Metodologia Ágil para órgãos públicos
Gestores e servidores públicos da área de Tecnologia da Informação (TI) participam nesta quinta-feira, 22, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do 1º Seminário de Metodologia Ágil do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). O objetivo do evento é iniciar o debate para a elaboração de um modelo padrão de Metodologia Ágil de Desenvolvimento de Sistemas para os órgãos que fazem parte do SISP. O Ministério do Planejamento (MP) é órgão central do sistema.
Órgãos públicos como o Banco Central, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o próprio MP já conduzem ações na área. A proposta deseja evitar que cada órgão realize esforços separadamente. “O evento de hoje discute como trazer uma metodologia cujo uso está se ampliando e como garantir ao mesmo tempo um desenvolvimento ágil e a governança do projeto, disse Fernando Siqueira, secretário adjunto de logística e tecnologia da informação do MP, na abertura do seminário.
Além de assistirem a palestras, os servidores participantes participarão de uma dinâmica para propor a aplicação de uma Metodologia Ágil de Desenvolvimento de Sistemas para a administração pública federal. A expectativa é que o documento com o modelo padrão seja publicado no fim deste ano.
Grupos de Trabalho
A construção dessa metodologia é uma das ações da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) em conjunto com os demais órgãos integrantes do SISP. “Esta iniciativa vem reforçar um conjunto de medidas que a SLTI vem adotando nos últimos tempos, tanto para reforçar o apoio junto aos órgãos quanto o compartilhamento de experiências, explica Luis Felipe Coimbra Costa, diretor do Departamento de Governança e Sistemas de Informação (DEGSI).
O SISP é a estrutura usada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TI na administração direta, autárquica e fundacional. Participam do sistema 219 órgãos federais espalhados por todo o Brasil.