Notícias
Gestores de tecnologia ganham nova ferramenta de monitoramento
Para simplificar o trabalho de gestores de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) está lançando hoje (6) o SISP Painel. A nova ferramenta conta com informações atualizadas sobre as ações estabelecidas nos Planos de Trabalho contratualizados entre a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e 24 ministérios. O instrumento também disponibiliza dados sobre os softwares utilizados pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).
“O SISP Painel é uma ferramenta de gestão de tecnologia. Sua principal função é auxiliar o dia-a-dia do gestor na hora de tomar uma decisão”, explica o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Marcelo Pagotti. Segundo ele, outras funcionalidades serão incorporadas em breve ao novo sistema.
Os planos de trabalho foram contratualizadas no início deste ano, durante a recepção dos novos Analistas de Tecnologia da Informação. As atividades estão divididas em grupos como “Projetos Estratégicos”, “Estratégia de Governança Digital” e “Processos Estruturantes”. Os resultados do 2º Ciclo de Acompanhamento dos Planos de Trabalho já estão disponíveis no painel. Ao todo, são 676 ações a serem cumpridas até o final de 2017.
Catálogo de Softwares
Instituído oficialmente pela Portaria nº 48, o Catálogo de Softwares do SISP reúne soluções de TIC utilizadas pela Administração Pública Federal desde julho deste ano. As informações encaminhadas pelos órgãos também estão publicadas no SISP Painel. “Queremos promover o compartilhamento de software porque isto gera economia para o governo. As informações do catálogo estão no painel para facilitar a sua visualização”, disse Pagotti.
O SISP é a estrutura usada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TIC na administração direta, autárquica e fundacional. O sistema é composto atualmente por mais de 220 instituições públicas.