Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Especialistas confirmam presença em encontro de dados abertos

Notícias

Especialistas confirmam presença em encontro de dados abertos

publicado:  16/04/2015 18h20, última modificação:  16/04/2015 18h20

Debate será realizado no fim de novembro em Brasília

Brasília, 31/10/13 – O Ministério do Planejamento (MP) e o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil) confirmaram nesta quarta-feira, 30, a participação de três palestrantes do 2º Encontro Nacional de Dados Abertos.  São eles:  Irina Bolychevsky, Fundação do Conhecimento Livre (Open Knowledge Foundation – OKFN); Bernadette Lóscio, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Everton Zanella, da Fundação do Conhecimento Livre Brasil (Open Knowledge Foundation – OKFN Brasil)

Irina Bolychevsky é especialista em abertura de dados governamentais e também é coordenadora do CKAN, o principal software de portais de dados abertos. Durante o encontro, a palestra da profissional de TI, que será realizada na manhã do dia 21 de novembro, abordará o impacto da política de governo aberto e dados abertos.

Já a professora Bernadette Lóscio é uma das responsáveis pela abertura dos dados governamentais da Prefeitura de Recife. Na segunda edição do encontro, Lóscio coordenará o painel sobre o seguinte tema: “Casos Locais: Abertura nos Estados e Municípios. Os debates sobre este tema serão realizados durante os dois dias do encontro.

Por último, o MP e o W3C Brasil confirmam a participação de Everton Zanella, que é um dos fundadores da versão brasileira da OKFN. A palestra de Zanella durante o evento abordará o conceito de educação aberta. O termo educação aberta serve para descrever práticas institucionais e iniciativas que ampliem o acesso à aprendizagem e formação tradicionalmente oferecido através de sistemas de educação formal.

“São pesquisadores que agregam muita profundidade ao debate, afirmou Loreni Foresti, secretária de logística e tecnologia da informação.  De acordo com Foresti, além de incentivar outros entes da federação e órgãos governamentais a divulgar seus dados em formato aberto, a segunda edição do encontro também tem o objetivo de reafirmar a Política Brasileira de Dados Abertos no cenário nacional e internacional.

A disponibilização dos dados de maneira aberta está prevista na Lei de Acesso à Informação (lei nº 12.527, de novembro de 2011), que entrou em vigor no dia 16 de maio de 2012. A divulgação de dados abertos também faz parte das ações do governo federal previstas dentro do plano brasileiro para a implementação da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP).

Confira a programação do encontro.