Notícias
ePING: participe da construção da versão 2015
Planejamento abre consulta pública até 28 de novembro
Os interessados em participar da consulta pública sobre a versão 2015 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING) devem enviar a sua opinião até 28 de novembro. O ePING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal. A consulta está disponível no Portal de Governo Eletrônico (gov.br), que é gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP).
"Os padrões estabelecem as condições de interação dos sistemas da administração pública federal com os demais poderes e esferas de governo e, ainda, com a sociedade em geral, o que chamamos de interoperabilidade", afirma Loreni Foresti, secretária de logística e tecnologia da informação do MP. De acordo com a secretária, o objetivo da consulta é consolidar e aperfeiçoar a versão 2015 do ePING com as opiniões da sociedade.
O ePING, criado em 2004, é o alicerce para o fornecimento de melhores serviços à sociedade a custos mais baixos, pois permite o compartilhamento, reuso e intercâmbio de recursos tecnológicos. Desde a sua criação, mais de 70 órgãos públicos federais, estaduais e municipais participaram da construção das versões. Atualmente, ele é composto por mais de 180 padrões.
A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) disponibilizou na mesma consulta pública os seguintes documentos:
- Padrão de Formação de Endereços de Correio Eletrônico de Caixas Postais Individuais
- Critérios de Auditoria de Segurança - Decreto 8.135/2013
- Modelo de Governança de Auditoria - Decreto 8.135/2013
Os interessados em participar devem preencher o formulário de cadastramento disponível no gov.br.