Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Congresso debate a importância da gestão do conhecimento no governo

Notícias

Congresso debate a importância da gestão do conhecimento no governo

publicado:  16/04/2015 18h20, última modificação:  16/04/2015 18h20

Brasília, 8/12/2009 - A gestão do conhecimento é um recurso estratégico na Administração Pública porque possibilita potencializar os seus saberes bem como organizar a memória da instituição.

A opinião é do secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, que participou hoje da abertura do 5º Congresso Nacional de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública. O evento foi realizado no auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília.

“O governo acumula muitas informações, mas as gerencia mal porque há ilhas de conhecimento que não trocam saberes entre si, avaliou Santanna. “Mas as comunidades de prática oferecem grande capacidade de mudança na Administração Pública.

Santanna citou como exemplo o Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br), que reúne atualmente mais de 60 mil pessoas em  comunidades virtuais e já disponibilizou 34 soluções livres à sociedade.

O Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic), a primeira solução disponibilizada nesse ambiente, já possui mais de 21 mil usuários que podem trocar informações e sugerir melhorias por meio do próprio portal. No local também há softwares da área da educação, saúde, gestão de sistemas, entre outros. Para ele, as iniciativas na área de software livre não seriam tão bem sucedidas sem as comunidades de prática porque elas são responsáveis pelo seu contínuo aprimoramento.

“Essa sociedade tem como principal ativo o conhecimento e isso requer a capacidade de sistematizar as informações, salientou o presidente do Ipea, Márcio Porchmann. Ele lembrou que na última década o Estado Brasileiro incorporou as tecnologias da informação em seus processos, o que contribuiu para o aumento da produtividade no setor público a uma média superior a obtida pelo setor privado. 

A presidente da Escola Nacional de Administração Publica (Enap), Helena Kerr do Amaral, também defendeu que a gestão conhecimento esteja cada vez mais presente ma agenda estratégica dos governos. O presidente da Sociedade Brasileiro de Gestão do Conhecimento, Heitor José Pereira, salientou o papel desempenhado pelo Portal das Comunidades Virtuais do Governo Federal (Catir).

O ambiente Catir é uma iniciativa Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e da Informação Estratégica do Comitê Executivo do Governo Eletrônico e conta no momento com 77 comunidades de prática.