Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Computadores verdes estão em consulta pública

Notícias

Computadores verdes estão em consulta pública

publicado:  16/04/2015 18h20, última modificação:  16/04/2015 18h20

Brasíla, 15/12/2009 - As especificações para a aquisição de computadores verdes foi disponibilizada nesta terça-feira para consulta pública na internet por meio do endereço www.governoeletronico.gov.br (consultas públicas). Esses são equipamentos que consomem menos energia elétrica e também não possuem produtos tóxicos em sua composição.

A audiência pública para tratar do tema foi aberta na tarde de hoje pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna. O texto ficará aberto a sugestões por um período de 30 dias.

“O Estado brasileiro tem que dar o exemplo e fazer aquisições mais sustentáveis e que comprometam menos o meio ambiente, destacou o secretário. Ele disse que o lixo eletrônico é um componente crescente nos resíduos das grandes cidades do mundo.

“Atualmente grande parte do consumo de energia elétrica dos escritórios é gerado por computadores, acrescentou. Santanna acredita que a utilização destes equipamentos pode reduzir o gasto de energia elétrica de 20% a 30% em relação aos computadores tradicionais.

As especificações elaboradas pela SLTI orientam que os órgãos públicos comprem equipamentos sem substâncias perigosas como mercúrio, chumbo, cromo hexavalente, cádmio, bifenil polibromados, éteres difenil-polibromados em concentração acima da recomendada pela diretiva da Comunidade Econômica Européia Restriction of Certain Hazardous Substances.

Outra recomendação é a aquisição de computadores que gastem menos energia elétrica. Ou seja, a eficiência desses equipamentos deve ser superior a 80% no fator de potência do seu desempenho (Power Factor Correction). O secretário Rogério Santanna lembrou que qualquer pessoa interessada pode enviar suas sugestões e que todas elas serão avaliadas e respondidas pela SLTI. As contribuições consideradas relevantes são incorporadas ao documento final.

“Esse processo de consulta à sociedade é muito rico porque sempre recebemos contribuições importantes que qualificam o nosso trabalho, ressaltou. Segundo Santanna, cerca de 30% das sugestões encaminhadas às consultas públicas realizadas pela Secretaria são incorporadas ao texto final.

Também foram disponibilizados para consulta pública os documentos para atualização das Especificações Padrão de Estações de Trabalho - nas categorias básica, padrão e avançada - e Notebooks. A categoria "básica" possui as características essenciais para utilização no ambiente de trabalho, como aplicações de escritório, acesso à internet, correio eletrônico, entre outros.

A categoria "padrão" possui características de processamento superiores relativamente à estação básica e possui melhor desempenho para um uso mais intenso. A categoria "avançada" possui recursos computacionais avançados e se destina ao uso intensivo do computador, como na utilização de programas gráficos ou no desenvolvimento de sistemas informatizados.