Notícias
Comitê de Implantação do Software Livre se reúne em Brasília
publicado:
16/04/2015 18h19,
última modificação:
16/04/2015 18h19
Brasília, 7/7/2009 – O secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, participou nesta terça-feira da abertura da reunião do Comitê de Implantação do Software Livre (Cisl), realizada no auditório do Ministério da Fazenda, em Brasília.
Santanna ressaltou na ocasião a relevância das comunidades de prática na consolidação do software livre. “Não existe código livre sem comunidades atuantes e fortes, disse.
Ele destacou o papel desempenhado pelo Portal do Software Público (www.softwarepublico.gov.br) cujas comunidades contam 45 mil participantes que podem propor melhorias às soluções apresentadas.
O ambiente já disponibilizou 28 softwares livres desenvolvidos pelo governo federal, municípios, empresas, universidades, Câmara dos Deputados, entre outros, e os seus códigos-fonte podem ser acessado livremente pela sociedade.
A SLTI responde pela Secretaria Executiva do Comitê Executivo do Governo Eletrônico no Governo Federal Brasileiro que supervisiona os trabalhos dos comitês técnicos, entre eles o de Implementação do Software Livre.
Da mesa de abertura da reunião do Cisl também participaram o diretor Superintendente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Gilberto Paganotto e o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação, Renato Martini.
Estiveram presentes, ainda, o gerente de desenvolvimento de software livre da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Érico José Ferreira, e o diretor de Gestão Estratégica do Ministério da Fazenda, Victor Olanda. O Serpro coordena o Comitê de Implantação do Software Livre.