Notícias
Aberta consulta pública sobre requisitos de segurança para Ativos de Rede e Correio Eletrônico
Interessados em participar devem enviar suas sugestões até 19 de agosto
publicado:
25/07/2016 17h40,
última modificação:
25/07/2016 17h40
Os interessados em contribuir para a consulta pública sobre os requisitos de segurança para Ativos de Redes e Correio Eletrônico devem enviar suas contribuições até 19 de agosto. O documento elaborado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) está disponível no Portal da Participação Social (Participa.br). São analisados a segurança da informação dos seguintes ativos de redes: roteadores, switches, Firewall, IPS/IDS e Firewall de Aplicação.
A nova publicação terá validade para os 222 órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). “Queremos construir este documento com os gestores e servidores públicos que vão efetivamente usar o material em seu dia a dia”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Marcelo Pagotti. A consulta dá continuidade ao trabalho da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) para promover a segurança da informação nas comunicações governamentais.
Entre os objetivos da minuta está a descrição em linhas gerais das condições de segurança necessárias dos ativos de redes e do ambiente físico no qual eles estão inseridos. “Este é mais um anexo da publicação 'Critérios de Auditoria de Segurança da Informação'. Todo o trabalho tem como base o Decreto nº 8.135 e a Portaria Interministerial nº 141”, explica Pagotti.
Para enviar a sua contribuição, é necessário estar cadastrado no Participa.br. Após o registro, entre na comunidade dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING) e encaminhe a sua sugestão.