Notícias
8ª Oficina tem cerca de 1,5 mil inscritos
Brasília, 23/11/2009 - Cerca de 1,5 mil pessoas estão inscritas para participar da 8ª Oficina para Inclusão Digital, que começa amanhã, em Belo Horizonte. O evento vai até o dia 27 de novembro no Sesc Venda Nova e conta com plenárias, oficinas e apresentação de casos bem sucedidos de inclusão digital no país.
Entre os temas que serão debatidos no evento está o Plano Nacional de Banda Larga, na manhã do dia 25 de novembro. A plenária contará com a participação do secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.
Apoio à inclusão digital nas comunidades; o papel das lanhouses e dos telecentros; recondicionamento de computadores; o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino formal e políticas públicas de inclusão digital também estarão em debate na 8ª Oficina.
A Oficina para Inclusão Digital é organizada anualmente pela SLTI, em conjunto com o Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal, atualmente coordenado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Também participam as instituições Sampa.org, Rede de Informações para o Terceiro Setor - RITS, Cidadania Digital, Coletivo Digital, Projeto Saúde & Alegria e Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos - IPSO.
Fazem parte da organização a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e um conjunto de parceiros de atuação regional, que constituem o comitê organizador local do evento.
A 8ª Oficina para Inclusão Digital tem o patrocínio da Dataprev, Serpro, Banco do Brasil, Petrobras, Instituto de Tecnologia Aplicada, Fundação Banco do Brasil, Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Fapemig, Cemig, Caixa, Instituto Cidadania Unimed - BH, Cobra Tecnologia, Digicomp Inteligentes Soluções e Furukawa.
Conta ainda com o apoio da Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes, Verdemar Supermercado e Padaria, Revista Espírito Livre, Empresa de Infovias S.A., Sesc Minas Gerais, Associação Municipal de Assistência Social (Amas), Copasa, Ministério da Previdência Social, IICA/Nead/Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério das Comunicações.
Casos de Sucesso
Foram selecionados seis casos de sucesso que terão a oportunidade de apresentar suas experiências durante as plenárias na 8ª Oficina para Inclusão Digital. Veja os representantes das iniciativas de inclusão digital, selecionadas como casos de sucesso, por categoria:
Plenária 1- Conectividade
NavegaPará - Ações colaborativas para cidadania - Belém (PA), por Mauro Wagner Vieira de Sousa
Plenária 2 - Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades
Casa Digital de Santana - Monsenhor Tabosa (CE), por José Filho Araújo Santos
Plenária 3 - Lanhouses e Telecentros: Concorrentes ou Aliados?
Web 2.0 no governo de Minas e Projeto Teia - Belo Horizonte, por Antônio Carlos Pasquale de Souza Amorim
Plenária 4 - E-Lixo / Recondicionamento de Computadores
BH Digital - Belo Horizonte, por Silvana Veloso
Plenária 5 - O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Formal
Projeto de articulação da tecnologia educacional em laboratórios de informática educativa - Maricá (RJ), por Saulo Nogueira Machado
Plenária 6 - Políticas Públicas de Inclusão Digital
Telecentros de Informação e Educação (Estações Digitais) - João Pessoa (PB), por José Isidro Alves