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Trechos em construção da BR101, no Nordeste, recebem visita de ministros

publicado:  09/03/2012 18h16, última modificação:  27/05/2015 19h36

Brasília, 9/3/2012 - O governo federal ampliou os esforços para acelerar o ritmo das obras de duplicação da BR-101, no Nordeste, do trecho que vai de Natal (RN) à divisa entre Sergipe e Bahia, passando por cinco estados, somando 861 quilômetros de extensão, no maior empreendimento rodoviário do País. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, visitam, nesta sexta-feira (9), trechos em construção em três Estados – Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O objetivo é mobilizar os canteiros de obras e cobrar agilidade dos consórcios contratados sobre segmentos com entraves burocráticos. A previsão orçamentária para a duplicação da BR-101 nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, somente para 2012, é de R$ 687 milhões.

Essa nova fase de mobilização junto aos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento, em seu 2º ciclo – o PAC 2, foi iniciada com a visita da presidenta Dilma Rousseff aos canteiros de obras da Ferrovia Nova Transnordestina e da construção dos canais de Integração do Rio São Francisco, no início de fevereiro, onde se reuniu, também em estados do Nordeste, com os executores desses empreendimentos. A presidenta determinou que essas vistorias sejam sistemáticas, cobrindo todo o País, como parte do trabalho de aperfeiçoamento do monitoramento das ações do PAC 2.

Na BR-101, no trecho nordestino, os canteiros de obras estão concentrados, neste momento, nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. No Rio Grande do Norte e Paraíba, o governo federal trabalha para finalizar os projetos remanescentes de modernização da rodovia, com implantação de vias marginais e acessos, já com quase a totalidade das obras de adequação de capacidade concluída.

Com o PAC, mais frentes de obras

A primeira etapa de duplicação dessa rodovia foi iniciada em novembro de 2005, mas ganhou ritmo acelerado ao ser incluída no PAC, em 2007. O Ministério dos Transportes, através de seu órgão executor, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, trabalha agora nos desembaraços de projetos para ampliar ainda mais o número de canteiros de obras, consolidando uma nova mobilização de força construtiva em torno da rodovia.

A duplicação da BR-101 no Nordeste tem várias frentes de obras em diferentes estágios. A primeira fase do empreendimento reuniu trechos no Rio Grande do Norte (entre Natal e a divisa), na Paraíba (em todo seu território) e no Pernambuco (da divisa com a Paraíba a Palmares, excetuando um trecho de 22 quilômetros do contorno de Recife que já está concluído), totalizando 342,5 quilômetros de extensão contratados, sendo três lotes de obras iniciados em 2005 e outros cinco em 2006. (clique aqui para ver o trecho)

A pista da duplicação está sendo construído em pavimento rígido (em concreto), garantindo mais tempo de vida útil para a via. A tecnologia será empregada em grande parte do segmento em obras, no Nordeste. O projeto de adequação de capacidade inclui também a restauração da pista antiga, a construção e alargamento de pontes em todo percurso. A rodovia ganhará também acessos mais seguros e viadutos nos principais cruzamentos com outras rodovias, além de vias marginais nos perímetros urbanos.

Hoje, no primeiro segmento com obras de duplicação da BR-101 Nordeste, o DNIT conclui obras de modernização da rodovia. No Rio Grande do Norte, as construções das vias marginais serão iniciadas este ano; na Paraíba, o Batalhão de Engenharia e Construção do Exército (BEC) conclui a restauração do trecho entre Lucena e a divisa com Pernambuco; em Pernambuco, o BEC conclui este ano as obras da nova pista e restauração da estrada existente, no trecho entre a divisa com a Paraíba e Igarassu. Nesse estado, o DNIT conclui os projetos para o início das obras em 41 quilômetros do Contorno de Recife.

Nova etapa da duplicação

Em 2010, o DNIT contratou as obras para duplicação do trecho entre Palmares, em Pernambuco, até Estância, em Sergipe. Em Pernambuco, estão sendo duplicados os 25 quilômetros remanescentes dessa rodovia no estado, entre Palmares e a divisa com Alagoas. Neste segmento, o investimento total é de R$ 147 milhões. Junto ao Contorno de Recife, o governo federal também concentra esforço para garantir a duplicação de trecho de 42 quilômetros da BR-408, que dará acesso, à Arena Pernambuco, que servirá como um dos estádios para a Copa de 2014. Nesta via, 16,5 quilômetros já foram concluídos.

Em Alagoas o governo federal está investindo R$ 1,7 bilhão para duplicar os 248,5 quilômetros de extensão da BR-101. No estado, a obra está dividida em seis lotes. Apesar de dar acesso a vários municípios, a BR-101, em território alagoano, passa por poucas áreas urbanas. Quando isto ocorre, o projeto de duplicação inclui a construção de vias marginais (como em Teotônio Vilela) e de contornos (como em Novo Lino e Messias). (clique aqui para ver o trecho)

Sergipe, ao final das obras, terá 59% de sua malha rodoviária federal duplicada, com a adequação de capacidade da BR-101. É que o Estado possui 320 quilômetros de vias federais. São 204,3 quilômetros na BR-101 – dos quais, 14 km compõem o Contorno de Aracaju, que se encontram em fase final de obras, além dos 114 quilômetros da BR-235. (clique aqui para ver o trecho)

O investimento será de cerca de R$ 1 bilhão, em Sergipe. Nos 190 quilômetros da BR-101, são cinco lotes de pavimentação e mais quatro de construção de pontes e viadutos, entre a divisa com Alagoas e a divisa com a Bahia. Além de vários consórcios, a execução das obras neste trecho tem a participação do Exército (4º BEC) e também do Governo de Sergipe, que é responsável pelo trecho entre Estância e a divisa com a Bahia, por meio de convênio com o DNIT, e que está em elaboração de projeto.