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Técnicos do Programa de Aceleração do Crescimento se reúnem em Santos para vistoriar obras do Porto

publicado:  29/03/2012 23h12, última modificação:  27/05/2015 19h37

Brasília, 29/03/2012 -  Integrantes do conjunto de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), as obras no Porto de Santos, em São Paulo, serão monitoradas in loco nesta quinta e sexta-feira (29 e 30) por técnicos dos ministérios do Planejamento, Fazenda e Casa Civil, além de representantes da Secretaria Nacional de Portos e Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP). O PAC 2 irá investir no Porto de Santos R$ 1,2 bilhão para o período de 2011-2014.

Essa nova fase de mobilização junto aos principais projetos do PAC 2 foi iniciada com a visita, em fevereiro, da presidenta Dilma Rousseff aos canteiros de obras da Ferrovia Nova Transnordestina e da construção dos canais de Integração do Rio São Francisco. A presidenta determinou que essas vistorias sejam sistemáticas, cobrindo todo o País, como parte do trabalho de aperfeiçoamento do monitoramento das ações do PAC 2. No início de março, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o ministro dos Transportes, Paulo Passos, e o Secretário do PAC, Maurício Muniz vistoriaram as obras das BRs 408 e 101, no Nordeste.

O PAC2 faz um monitoramento rigoroso dos empreendimentos que compõem a carteira do programa, o que inclui o acompanhamento dos diversos estágios de uma obra até a sua conclusão. Divididos em 16 salas de situação, o monitoramento constante das obras do PAC2 tem como objetivo avaliar o ritmo das execuções das obras e identificar possíveis problemas e buscar soluções.


Sala de situação

A reunião da sala de situação sobre o Porto de Santos, que acontece na sexta-feira (30), tem com objetivo avaliar o andamento das obras já iniciadas no PAC 2 e discutir o encaminhamento das novas obras no Porto de Santos pelo programa, como a implantação dos trechos da Avenida Perimetral da Margem Direita, que se estendem da Alemoa ao Saboó, da Bacia do Macuco ao Canal 4 e a passagem subterrânea na região do Valongo, o chamado Mergulhão.

Durante o encontro será tratada, também, da construção da primeira e da segunda fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, no município de Guarujá/SP. As obras da primeira fase foram iniciadas em agosto de 2011. O sistema viário da Margem Esquerda está sendo estabelecido ao longo do perímetro portuário, na região entre as instalações do Terminal para Contêineres da Santos Brasil S.A. até a Dow Química S.A, em uma extensão de, aproximadamente, 2,5 quilômetros.

O empreendimento vai racionalizar e dar fluidez de tráfego aos veículos de carga em trânsito pela região portuária, com a implantação de novo circuito de acesso e saída.

Já a segunda fase da Avenida Perimetral no Guarujá está sendo discutida com a prefeitura do município, a fim de se estabelecer o melhor traçado para interligação da via com a rodovia Cônego Domênico Rangoni, na alternativa junto às proximidades do terminal da Dow Química.

Outro grande empreendimento para o Porto de Santos que receberá atenção será o realinhamento e construção do cais de Outeirinhos. A iniciativa irá agregar maior estrutura de atendimento à demanda por leitos na região durante a Copa de 2014. Com a execução de 1.320 metros de cais, entre os armazéns 23 e 29, o Porto de Santos oferecerá a possibilidade de atracar até seis navios de passageiros na região de Outeirinhos, disponibilizando 15,4 mil leitos de alta qualidade.


Obras já executadas

Já foram entregues 5,5 quilômetros de via expressa na margem direita, com pista dupla e três faixas de tráfego em cada sentido, contando com viadutos em pontos estratégicos, resultando na eliminação dos até então recorrentes congestionamentos na área portuária. Com a entrega de algumas das etapas da Avenida Perimetral em Santos, o sistema viário já atende com eficiência o fluxo de veículos de carga e urbano. A Avenida Perimetral é a mais importante obra viária realizada na cidade nos últimos 30 anos.

A modernização do viário, além de agilizar o escoamento através de vias expressas e eliminar a interferência entre os modais rodoviário e ferroviário, permitiu maior participação da ferrovia no transporte de cargas. Entre 2009 e 2011 o transporte de açúcar para o Porto, através do modal rodoviário, apresentou redução de 297 mil caminhões, com a carga migrando para a ferrovia, gerando ganhos para o meio ambiente.

Também foram aplicados recursos do PAC na infraestrutura aquaviária. A dragagem de aprofundamento para 15 metros e alargamento para 220 metros está praticamente concluída. Esse empreendimento permitirá ao Porto de Santos ampliar em até 30% sua capacidade de movimentação, possibilitando a navegação simultânea nos dois sentidos de direção e condições de receber navios que carregam até 9 mil contêiners.

Representantes do Ministério do Planejamento, da Secretaria de Portos e da CODESP atenderão a imprensa após o encerramento da reunião, que acontece das 8 às 12 horas, na sala de situação da Companhia, localizada no Porto de Santos.