Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > São Luís terá Praça do PAC em área cedida pela União

Notícias

São Luís terá Praça do PAC em área cedida pela União

publicado:  06/03/2012 22h00, última modificação:  27/05/2015 19h36

São Luís, 6/3/2012 – A Superintendência do Patrimônio da União no Maranhão (SPU/MA), representando o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), cedeu terreno pertencente à União para construção de Praça dos Esportes e da Cultura – antigas Praça do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A área está localizada na Vila Embratel, no distrito Itaqui-Bacanga, em São Luís, e tem 4 mil metros quadrados. O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura (PEC) é integrar em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. O governo brasileiro pretende implantar 800 PECs até 2014. As primeiras 400 foram selecionadas no ano passado e a de São Luís é uma delas.

A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência das praças foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que propôs três modelos, para áreas com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m². O projeto da Vila Embratel se enquadra no segundo tamanho proposto. As cidades selecionadas podem adotar ou não o projeto de arquitetura e engenharia, mas devem manter o programa básico definido para cada tamanho.

Pelo modelo proposto pelo governo, a PEC Vila Embratel deverá ter dois edifícios multiuso, contendo um Centro de Referência em Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro ou auditório com 60 lugares; dispostos numa praça de esportes e lazer, que deverá ter uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. O valor de investimento para esse modelo é de R$ 2,02 milhões.

Elenildes da Silva Santos, monitora de comunicação da SPU/MA