Notícias
Santa Catarina apresenta novos projetos de mobilidade urbana
Foto: Ilkens Souza
A ministra Miriam Belchior (Planejamento) recebeu nesta quinta-feira (22) em Brasília o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior, para discutir novos projetos de mobilidade urbana, dentro da segunda rodada de reuniões do Pacto de Mobilidade Urbana. O Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, Maurício Muniz, e representantes dos governos locais também participaram do encontro.
A região metropolitana de Florianópolis é a que mais sofre com problemas de mobilidade urbana. Os projetos apresentados hoje priorizam a cidade, mas também Blumenau e Joinvile.
"Todas as obras são muito sintonizadas com a orientação que o governo federal está dando de priorizar o transporte coletivo de passageiros nas grandes cidades brasileiras", explicou a ministra, após a reunião, a primeira em que foram apresentados os projetos para as cidades catarinenses, que incluem corredores de ônibus, BRTs e linhas alimentadoras.
Confira quais são as obras de mobilidade urbana do PAC 2 em andamento atualmente em Santa Catarina.
O governador de Santa Catarina explicou que o processo está adiantado:
"Muitas obras já estão em condições de lançar as licitações, outras dependem de complemento para priorizar. A equipe está trabalhando e nós vamos começar imediatamente uma série de obras de mobilidade".
Já o prefeito de Florianópolis elogiou o empenho que o governo federal tem realizado para a viabilidade das obras de mobilidade: "Nunca antes Florianópolis teve esse acesso junto ao governo federal e nunca antes houve a priorização do transporte coletivo. É um processo novo mas já esse ano teremos o início das obras", disse ele.
Anunciado em junho de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o Pacto pela Mobilidade Urbana prevê R$ 50 bilhões para obras estruturantes de mobilidade em todo o país.
Veja fotos de obras de mobilidade urbana do PAC 2 em todo o país.