Notícias
Primeiro CEU do Amazonas é inaugurada em Manacapuru
Esta é a 74º Praça CEU inaugurada no Brasil
Moradores, artistas e autoridades de Manacapuru (AM) participaram, nesse sábado (22), da inauguração da primeira Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Amazonas. O evento, que contou com a presença de representantes do Ministério da Cultura (MinC), foi marcado pelo som de uma banda de fanfarra e dos acordes da ciranda – ritmo que popularizou o município como a terra da segundo maior festival folclórico do interior amazonense, atrás apenas de Parintins.
Segundo a coordenadora do escritório regional do MinC no Acre, Neyla Morais, a população de Manacapuru "abraçou" o complexo cultural, esportivo e assistencial. Ela destacou o empenho do grupo gestor da Praça CEU do município – formado por representantes da prefeitura e da comunidade local – para motivar os habitantes a aproveitarem tudo o que aquela unidade tem a oferecer. "São pessoas que vivem e conhecem os problemas dali", afirmou.
Foto: Neyla Morais
A unidade foi construída graças à parceria entre o governo federal – por meio do Ministério da Cultura (MinC) e de outros órgãos – e a prefeitura municipal. Localizada no bairro União, uma das áreas de maior vulnerabilidade social do município, a Praça CEU ocupa um espaço de 3 mil metros quadrados, com dois edifícios multiuso, praça de esportes e lazer.
Os usuários têm à disposição equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada, quadra poliesportiva coberta, salas multiuso, biblioteca, telecentro e cineteatro/auditório com 60 lugares. A maior parte dos ambientes recebeu aparelhos de ar condicionado, já que a temperatura média na cidade supera os 30ºC.
Localizada a mais de 80 quilômetros da capital Manaus, Manacapuru, conhecida como "Princesa do Solimões", conta com cerca de 93 mil habitantes e tem economia baseada na agricultura, extrativismo vegetal e pesca.
Programa
A Praça CEU de Manacapuru é a 74ª a ser inaugurada no País. Mais 54 serão entregue até o fim do ano. O programa prevê a inauguração de, ao todo, 341 unidades até dezembro de 2016.
Fonte: Ministério da Cultura