Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Presidenta Dilma vistoria obras da Ferrovia Norte-Sul

Notícias

Presidenta Dilma vistoria obras da Ferrovia Norte-Sul

publicado:  15/03/2012 20h09, última modificação:  27/05/2015 19h36

Brasília, 15/3/2012 - Classificada como a coluna vertebral do Brasil, dada a sua importância para o transporte de cargas e pessoas, as obras da Ferrovia Norte-Sul foram visitadas pela presidenta Dilma Rousseff, na manhã desta quinta-feira (15). Com 2.760 quilômetros de extensão, a Ferrovia Norte-Sul integra o conjunto de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

As visitas in loco às obras do PAC2, com reuniões de trabalho envolvendo governadores, prefeitos, empresários e demais representantes do governo federal, têm a finalidade de identificar as dificuldades e os problemas que ocorrem na execução das obras e buscar soluções, tornando os trabalhos mais ágeis.


Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

“Nós voltamos a investir em ferrovia, disse a presidenta, que percorreu um trecho da Norte-Sul em Anápolis (GO). O trecho faz parte dos 855 quilômetros de extensão da ferrovia entre Palmas (TO) e Anápolis, e já recebeu R$ 2,92 bilhões em investimentos. Este trecho tem 95% das obras concluídas, com previsão de conclusão ainda este ano.


Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Segundo Dilma, a intenção é de que a ferrovia esteja transportando cargas e pessoas em 2014, entre Estrela D’Oeste (SP) e Açailândia (MA). Além de promover a integração nacional, a ferrovia Norte-Sul diminuirá os custos do transporte de longa distância.

Sobrevoo às obras


De helicóptero, a presidenta também sobrevoou trechos da obra e se dirigiu ao município de Goianira (GO), onde está sendo construída a Extensão Sul da ferrovia, ligando Ouro Verde (GO) a Estrela do Oeste (SP). Com 680 quilômetros de extensão, o trecho tem 23% das obras concluídas. A previsão é que sejam investidos R$ 2,7 bilhões até a conclusão, em 2014. A cidade, que está a 22 km de distância de Goiânia, é um dos três polos industriais da ferrovia.


Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Em Goianira, a presidenta também participou de reunião de trabalho no canteiro de obras do lote 1 da ferrovia, com a presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, além de representantes da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, responsável pela execução da obra. Em cada trecho, a presidenta conversou sobre o andamento das obras com os empresários responsáveis pelas mesmas.

Vistorias in loco

A presidenta iniciou, em fevereiro deste ano, a série de visitas in loco que fará aos principais projetos do PAC 2. Dilma já passou pelos canteiros de obras da Ferrovia Nova Transnordestina e da construção dos canais de Integração do Rio São Francisco, onde se reuniu com os executores desses empreendimentos. Essas vistorias pelo País serão sistemáticas e fazem parte do trabalho de aperfeiçoamento do monitoramento das ações do PAC 2.