Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > PR deve ter, ainda em 2012, duas Praças dos Esportes e da Cultura

Notícias

PR deve ter, ainda em 2012, duas Praças dos Esportes e da Cultura

publicado:  22/10/2012 17h15, última modificação:  27/05/2015 19h40

Brasília, 22/10/2012 - Duas Praças dos Esportes e da Cultura (PEC), projeto que faz parte eixo Comunidade Cidadã do Programa de Aceleração do Crescimento, devem ser concluídas no Paraná (PR) até o fim deste ano. De acordo com monitoramento realizado pela Caixa Econômica Federal, a praça da cidade Pato Branco está com 54% das obras finalizadas, enquanto a de Toledo com 50%.


Fotos: PEC de Toledo/PR

As PECs que estão sendo construídas nessas cidades terão 3 mil m² e contarão com bibliotecas, anfiteatro e quadra poliesportiva. A população também será beneficiada no local com Centros de Referência em Assistência Social.

O objetivo das PECs é integrar, no mesmo espaço físico, programas e ações culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

De acordo com o secretário de Educação de Pato Branco, Alcides Benato, a praça que está em construção no bairro de Santo Antônio irá favorecer também os moradores da adjacência. Cerca de 30 mil pessoas poderão aproveitar as diversas atividades que serão oferecidas no local.

“A praça está localizada em um bairro carente e vai envolver a sociedade e interagir com a comunidade. Terá atividade para todas as idades e será uma forma de afastar a juventude das drogas, disse o secretário.

Em Toledo, a praça está sendo construída no bairro de Jardim Alto Glória. A empreiteira responsável pretende entregar a obra dia 12 de novembro, conforme informou a secretária de Educação, Rosângela Reche.

A PEC de Toledo, assim como a de Pato Branco, funcionará em uma área carente e será utilizada por, pelo menos, cinco bairros da redondeza. Para Reche, a população já se apropriou do espaço: “A comunidade do Jardim Alto Glória, alunos das escolas municipais e do entorno vão usufruir e já estão se apropriando, inserindo e zelando pela praça. 

A primeira seleção de cidades para as PECs aconteceu em setembro de 2010 e contemplou 360 propostas. A expectativa é de que uma segunda seleção seja realizada no começo de 2013.
As PECs foram concebidas em três modelos: 700 m², 3 mil m² e 7 mil m². O investimento total para a construção dos empreendimentos é de R$ 1,6 bilhão. A região Sudeste é a que conta, até agora, com mais projetos, com 152 praças contratadas.