Notícias
PAC2 já injetou R$ 24 bi para otimizar transporte nacional
Brasília, 27/7/2012 - Em apenas um ano e meio, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) investiu R$ 24,4 bilhões em rodovias, portos e aeroportos. Esses investimentos representam 11,5% das ações totais concluídas do programa.
Entre os investimentos para conclusão dos 909 km de rodovias em todo País, estão obras nos trechos 2 e 3 da BR-163/PA-MT, o túnel Morro Agudo na BR-101/SC, duplicação da BR 262/MG entre Betim e Nova Serrana. Estão em andamento, ainda, intervenções em 6.299 km, sendo 2.100 km em obras de duplicação e adequação e 4.199 km em construção e pavimentação.
Nas ferrovias são 3.061 km de obras em andamentos. Contemplando 1.301 km da Norte-sul, 874 km da Transnordestina e 247 km da Ferronorte. As hidrovias também receberam recursos. Ao todo, 20 terminais hidroviários estão em construção na região Norte, 67% das obras já foram concluídas.
O governo federal investiu ainda em empreendimentos em 16 aeroportos e em 12 portos brasileiros. Merecendo destaque para a construção do Módulo Operacional, no aeroporto de Brasília (DF), e na restauração das pistas de pouso e decolagem do aeroporto de Curitiba (PR). Além disso, foram assinados os contratos de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e de Brasília. Quantos aos portos, o governo realizou investimento em 71 empreendimentos em 23 portos brasileiros para ampliar, recuperar e modernizar as estruturas.
Para Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, as obras de dragagem dos portos são das mais significativas no eixo transportes, já que beneficiarão diretamente a economia do País. Como exemplo a ministra citou o porto de Santos. “A dragagem do porto de Santos, nosso principal porto, permitiu a entrada de navios maiores para embarcar e desembarcar mercadorias disse a ministra.
Os investimentos no setor estão permitindo que mais brasileiros transitem pelo país com mais conforto e segurança. Todas essas obras podem ser vistas e acompanhadas pelo hotsite do programa (www.pac.gov.br), clicando no eixo transportes.