Notícias
PAC 2 pode superar meta com a construção de 6,4 mil creches e pré-escolas
Brasília, 15/9/2011 - O Governo Federal pode ultrapassar o número previsto de creches e pré-escolas a serem construídas dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Serão erguidas, na nova etapa do Plano, 4.943 unidades em 1.466 municípios brasileiros. Somadas às 1.484 unidades já em construção, o PAC 2 pode superar, em 427 unidades, a meta prometida.
Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação
A possibilidade foi destacada em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (15), quando foi feito o anúncio de ampliação da rede de creches e pré-escolas municipais e a construção de quadras esportivas em escolas públicas. A solenidade contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e da ministra do Planejamento, Miriam Belchior.
Durante o evento a presidenta afirmou que é preciso garantir que as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade para evitar que as oportunidades sejam diferentes entre ricos e pobres. Dilma disse ainda, que o País está dando o maior passo na direção da educação de crianças. “Cumprimos o dever de dar aos brasileirinhos e às brasileirinhas um futuro melhor do que seus pais tiveram, afirmou.
Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação
A escolha dos municípios que serão beneficiados seguiu critérios populacionais e de capacidade das prefeituras de prover creches e escolas. O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que a União vai assegurar o custeio do primeiro ano de funcionamento das creches e pré-escolas e que, depois desse período, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) passará a arcar com os custos.
Quadras esportivas
Na solenidade, também foi anunciada a construção de quadras esportivas em escolas de todo o País. O PAC 2 vai construir 6.116 novas quadras cobertas e 5 mil coberturas para quadras já existentes. Este ano, já foram selecionados 750 projetos para construção de novas quadras em 468 municípios de 24 estados. Para Dilma Rousseff a construção das quadras faz parte de um legado que a Copa do Mundo de 2014 também vai deixar: a consciência da importância do esporte como elemento de inclusão social e desenvolvimento.