Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > PAC 2 entregará 5 mil máquinas e equipamentos a pequenos municípios

Notícias

PAC 2 entregará 5 mil máquinas e equipamentos a pequenos municípios

publicado:  15/05/2012 20h23, última modificação:  27/05/2015 19h37

Brasília, 15/5/2012 - Mais de 3,5 mil municípios com população de até 50 mil habitantes receberão uma máquina de retroescavadeira e outros 1.330 serão selecionados para receber motoniveladoras. O anúncio dessas seleções, que fazem parte do PAC 2, foi feito pela presidenta Dilma Rousseff na manhã desta terça-feira (15), na XV Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília. Segundo a presidenta, a entrega das retroescavadeiras tem importância decisiva para os pequenos municípios. “Serão 3.591 municípios beneficiados. Uma máquina para cada um, sem faltar um, reafirmou.


Fotos: Luciano Ribeiro/Divulgação

A retroescavadeira é semelhante a um trator, porém, com duas pás escavadeiras, uma dianteira e outra traseira. Já a motoniveladora é um veículo com uma grande escavadeira dianteira usada para criar superfícies planas. As duas máquinas são utilizadas em construção urbanas. De acordo com o ministro Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), “a ação de distribuição tem como objetivo melhorar as estradas vicinais, proporcionar obras de drenagem, visando o escoamento da produção.

As máquinas deverão ser entregues a partir de dezembro deste ano. O prazo para as prefeituras se inscreverem para adquirir uma retroescavadeira e participar da seleção das motoniveladoras vai do dia 15 de junho até 15 de agosto, através do site do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A ministra Miriam Belchior (Planejamento) ressaltou, em entrevista coletiva, que será feita uma exigência do governo federal para que 60 % dessas máquinas sejam produzidas pela indústria nacional.

Durante o discurso , a presidenta Dilma Rousseff disse que o governo federal está de olho nos investimentos do PAC 2 e relembrou algumas iniciativas importantes já realizadas para municípios pequenos. “Em 2011, houve a seleção de obras de saneamento para municípios abaixo de 50 mil habitantes, resultando na locação de R$ 2,9 bilhões de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), beneficiando três mil municípios. Entre outras coisas, foi lançado o Minha Casa, Minha Vida para municípios abaixo de 50 mil habitantes, recordou.

Para a presidenta, esses investimentos sociais foram lembrados porque eles têm uma generalidade no território nacional, que é base da parceria do governo federal com os municípios. “Reafirmo a todos os prefeitos e prefeitas que estão aqui reunidos, que podem estar certo do meu compromisso, em todo o meu mandato, em manter uma parceria respeitosa e produtiva com os estados e municípios. Parceria que é essencial para que sejamos capazes de superar os desafios, melhorar a qualidade de vida da população e construir um Brasil mais justo, mais desenvolvido e com uma federação cada vez mais forte, disse ao destacar a importância que os municípios tem na execução das obras do PAC2 e no desenvolvimento do País.