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Obras de corredores de ônibus e canalização de córrego são vistoriadas na zona sul de São Paulo

publicado:  17/10/2014 18h31, última modificação:  27/05/2015 19h44

Quatro obras de mobilidade urbana e uma de canalização de córrego foram vistoriadas nesta sexta-feira (17) na capital paulista pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. O secretário municipal de Infraestrutura Urbana de Obras da Prefeitura, Roberto Garibe, também participou da vistoria.


fotos: Ascom/Ministério do Planejamento

Os quatro corredores exclusivos de ônibus vistoriados ficam na zona sul da capital paulista e funcionarão integrados à malha viária já existente e também às ciclovias, garantindo um deslocamento mais rápido à população.

A primeira parada foi em M'Boi Mirim, onde está sendo construído um corredor de ônibus que será interligado ao corredor da Avenida Santo Amaro. Esse trecho conta com 16 quilômetros de extensão de pavimentação, a previsão é de que cinco quilômetros sejam inaugurados até o fim deste ano - os outros oito quilômetros deverão ser inaugurados até julho de 2015. Atualmente, 2,4 quilômetros já estão concluídos.

Das obras do complexo M’Boi Mirim – que vão integrar com terminais de ônibus e estações de metrô -, destaca-se a requalificação que segue entre a Estrada do M’Boi Mirim, no Jardim Ângela, e a Avenida Vitor Mazini, interligando-se com o Binário Santo Amaro. Esse trecho tem extensão de 8.4 quilômetros e vai receber paradas de ônibus modernas.

"Nós queremos essas obras prontas rapidamente para beneficiar a população que vem lá do fundão da zona sul, que sai às 5 horas da manhã para chegar ao trabalho às 8. Esses corredores diminuirão bastante o tempo de deslocamento desses trabalhadores", afirmou a ministra Miriam Belchior.

Veja fotos das obras do corredor M'Boi Mirim/Santo Amaro.

A segunda obra vistoriada foi a de canalização do córrego Ponte Baixa (3,5 quilômetros), ainda em M'Boi Mirim, que inclui drenagem e dragagem, e também corredores de ônibus e ciclofaixas. Na primeira semana de outubro, a Prefeitura de São Paulo entregou o primeiro viaduto do sistema viário do córrego Ponte Baixa - outros dois serão construídos. Essa obra inclui ainda 5,6 quilômetros de ciclofaixas. Ao todo, cerca de 550 mil pessoas serão beneficiadas.

Veja fotos das obras de canalização do córrego Ponte Baixa.

Está prevista ainda a construção de 1200 moradias do Minha Casa, Minha Vida para famílias da região, 700 delas que moram em áreas de risco. O lugar onde está sendo feita a obra de drenagem do córrego era um barranco com esgoto a céu aberto.

Outros três corredores de ônibus foram vistoriados pela ministra e pelo Prefeito de São Paulo: o da Avenida Berrini, sentido Morumbi, que vai se conectar com outro corredor, o da Avenida dos Bandeirantes, que leva ao aeroporto de Congonhas e demais bairros da zona sul da capital paulista; o da Avenida Inajar de Souza, que está com 60% da obra concluída e prevista para ser entregue em julho de 2015; e os trechos 1 e 2 do corredor da Radial Leste, ambos já licitados e prontos para serem iniciados. Na Radial Leste, será construído um túnel exclusivo de 800 metros para o corredor, da Alcântara Machado até o viaduto Nakashima, atravessando a estação Dom Pedro.

Veja fotos das obras do corredor de ônibus Avenida Luis Carlos Berrini/Morumbi.

Veja fotos das obras do corredor de ônibus Avenida Inajar de Souza.

Todos esses corredores de ônibus fazem parte dos 15 projetos selecionados pelo Pacto da Mobilidade para o estado de São Paulo. No total, são 14 corredores de ônibus previstos para São Paulo, somando 160 quilômetros, e um terminal, que contam com R$ 4,3 bilhões do Orçamento Geral da União (OGU).

"Estamos com 97 quilômetros de corredores licitados e com mais 60 em licitação. São 157 quilômetros no total. Portanto, é o maior conjunto de obras da história da cidade", comemorou o prefeito Haddad.