Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Novo parque eólico na BA beneficiará 350 mil habitantes

Notícias

Novo parque eólico na BA beneficiará 350 mil habitantes

publicado:  26/09/2012 22h24, última modificação:  27/05/2015 19h39

Brasília, 26/9/2012 - O Brasil ganhou um novo parque com fonte de energia sustentável. Inaugurado nesta semana, o parque eólico localizado em Brotas de Macaúbas, na Bahia, faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC 2.

De acordo com a secretaria-executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Eva Chiavon, convidada para inauguração do parque, a instalação do novo complexo é extremamente positiva e beneficiará não só o estado da Bahia mas o país como um todo. “Além de proporcionar uma energia limpa, o parque eólico ampliará a capacidade de geração de energia do Brasil. Ela também ressalta que a instalação do parque trará desenvolvimento para a região. "Com a instalação do parque, os moradores se organizaram em cooperativa para a geração de trabalho e renda para comunidade".

O novo complexo já opera com a capacidade de até 95 megawatts, energia suficiente para abastecer uma cidade com até 350 mil habitantes. O parque tem 57 aerogeradores que possuem três hélices e 80 metros de altura. Mais de 600 operários foram contratados na construção que teve um investimento no total de 152 milhões e duzentos mil reais investidos pela empresa Desinvix.

Para o superintendente de Energia e Comunicações da secretaria de Infraestrutura da Bahia, Silvano Ragno, a obra impulsionará a economia local. “Os ventos estão mudando a economia no sertão da Bahia. Onde tinha desemprego, muita miséria, atualmente, tem muito trabalho afirmou Ragno.

Em julho deste ano, o governo inaugurou, em Caetité, sudoeste da Bahia, o Complexo Eólico Alto Sertão, que também teve investimentos do PAC. O complexo é considerado o maior da América Latina, consolidando a Bahia como o maior polo em energia renovável do Brasil.