Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Municípios gaúchos recebem retroescavadeiras para estradas vicinais pelo PAC2

Notícias

Municípios gaúchos recebem retroescavadeiras para estradas vicinais pelo PAC2

publicado:  13/12/2011 18h48, última modificação:  27/05/2015 19h36

Brasília, 13/12/2011 - Para a recuperação e manutenção de estradas vicinais, 126 municípios do Rio Grande do Sul receberam na tarde desta terça-feira (13), no Cais do Porto, em Porto Alegre (RS), as primeiras 114 máquinas retroescavadeiras dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Até março de 2012, a meta do PAC 2 é que mais 1,3 mil municípios, alguns unidos em forma de consórcios, em todo o país recebam máquinas desse tipo. Serão destinados R$ 270 milhões para a aquisição de 1.350 máquinas, para municípios com até 50 mil habitantes. Os equipamentos permitirão o melhor escoamento da produção, da circulação de produtos, além de facilitar o deslocamento de pessoas.

A solenidade de entrega das máquinas foi realizada pela presidenta Dilma Rousseff que destacou a importância desta ação como “mais uma contribuição para tornar cada vez mais moderna a nossa agricultura familiar. Para a presidenta, as estradas vicinais garantem o escoamento da produção desses agricultores. 

Seleção

A seleção dos municípios ocorreu de acordo com critérios como, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e ter mais presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município. Os critérios também levaram em consideração uma distribuição equilibrada entre as regiões brasileiras.

Clique aqui para acessar a lista das cidades beneficiadas.