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Monotrilho ligará Grande ABC a São Paulo e beneficiará 314 mil passageiros por dia

publicado:  22/08/2014 13h26, última modificação:  27/05/2015 19h43

A obra para construção do monotrilho é frutos de Parceria Publico Privada (PPP) e vai custar R$ 4,2 bilhões

Foi assinado nesta sexta-feira (22), em São Paulo, o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção do monotrilho Linha 18-Bronze que ligará a capital paulista a região do Grande ABC. O valor total estimado é de R$ 4,2 bilhões, sendo R$ 2,3 bilhões em investimentos públicos e R$ 1,9 bilhões em investimentos privados.


Foto: Francisca Maranhão/Divulgação/MP

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, destacou que a linha é bastante representativa no conjunto de obras de mobilidade que o governo vem apoiando em todo o Brasil. "São R$ 143 bilhões para a carteira de obras de mobilidade que o governo federal apoia, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e também com financiamentos facilitado, com 30 anos para pagar e cinco anos de carência. Todas as grandes e médias cidades paulistas têm recursos para mobilidade", disse.

A Linha 18-Bronze terá 14,9 quilômetros de extensão, 13 estações, frota de 26 trens e atenderá aproximadamente 314 mil passageiros por dia. Também será construído um pátio de estacionamento, manobras e manutenção de trens, dois terminais de integração intermodal e um estacionamento para três trens ao longo da linha. A expectativa é que as obras comecem ainda este ano e terminem em 2018.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou que essa ação não é uma resposta às manifestações de junho porque o processo é muito mais antigo. "Isso é prova do amadurecimento político que supera divergências em nome do bem comum. Precisamos enaltecer a política quando ela produz resultados tão positivos quanto esse".

Vantagens do monotrilho

Os trens do sistema monotrilho funcionam com energia elétrica e se movimentam com pneus, o que torna a operação silenciosa. Além de a obra ter custos menores, sua conclusão é mais rápida do que a do metrô convencional. Os trens terão ar condicionado, sistema de comunicação, sinalização inteligente, sistema de segurança e câmeras internas.

Segundo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, cada trem do monotrilho tira das ruas de 10 a 12 ônibus e cerca de 500 carros. "Até que se comece a obra é uma luta: licitação, licenciamento, impugnações. Mas agora é obra. A linha 18 vai trazer muitos benefícios para a mobilidade, que é o grande desafio das metrópoles. Essa é uma grande parceria do governo federal, que entra com financiamento e recursos do OGU", destacou.

Com o monotrilho, os passageiros terão uma ligação mais rápida entre os municípios do ABC e a rede metroviária de São Paulo (Linha 2 do metrô). "Precisamos avançar na integração modal e tarifária para que as distâncias se encurtem, para que o transporte se torne mais barato e tenha mais qualidade. Essa assinatura é o início desse processo", disse o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.