Notícias
Miriam Belchior visita obras de moradias do Minha Casa, Minha Vida em Uberaba
Obras de mais de mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Uberaba receberam nesta terça-feira (9/12) a visita da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, do Secretário do PAC, Maurício Muniz, e do prefeito Paulo Piau. As obras dos residenciais Anatê e do Parque dos Girassóis III e IV estão sendo realizadas com recursos do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Ministra Miriam Belchior e o Secretário do PAC, Maurício Muniz, conversam com o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e técnicos da cidade sobre a construção das moradias. (Foto: Francisca Maranhão)
Para a ministra Miriam Belchior, o Minha Casa, Minha Vida é o mais exitoso programa de habitação que o Brasil já produziu e uma grande demonstração do apoio do governo federal ao crescimento do País. “O programa garante casa para as pessoas, que é um sonho de todo brasileiro e ao mesmo tempo garante emprego para milhões de trabalhadores que constroem esses conjuntos. Uberaba é uma das cidades que bateu recorde na construção de moradias.
Em Uberaba, foram entregues 9.461 moradias e outras 11.010 já estão contratadas, totalizando 20.471 unidades do MCMV. Para isso, foram necessários R$ 649 milhões em subsídios federais e R$ 820 milhões em financiamentos.
O residencial Anatê terá 500 unidades habitacionais e tem previsão de entrega para fevereiro de 2015. Já o residencial Parque dos Girassóis III terá 500 unidades. Outras 490 moradias estão previstas para o residencial Parque dos Girassóis IV.
Nova tecnologia
Foto: Francisca Maranhão
O residencial Parque dos Girassóis IV está utilizando uma nova tecnologia para a construção de 236 casas. Conhecida como Light Steel Frame, esse tipo de construção utiliza armações pré-moldadas em aço galvanizado para construir casas de maneira mais rápida do que as de alvenaria. De acordo com o engenheiro da obra, Ricardo Campos, a tecnologia agiliza a construção de casas e tem um custo muito similar ao antigo. “Esse empreendimento é o maior projeto com essa tecnologia no Brasil, informou.