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Ministros vistoriam canteiro de obras da BR 101 em Pernambuco

publicado:  09/03/2012 18h54, última modificação:  27/05/2015 19h36

Brasília, 9/3/2012 - Obra integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), a BR 101 está sendo vistoriada, nesta sexta-feira (9), pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O primeiro trecho visitado foi em Pernambuco.

Na avaliação da ministra do Planejamento, a visita in loco é muito importante para identificar as dificuldades, os problemas e buscar soluções para que “essas as obras continuem andando com a maior agilidade possível.


Foto: Edson Leite/MT/Divulgação

A ministra explicou que essa nova fase de mobilização junto aos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) foi iniciada com a visita da presidenta Dilma Rousseff, no início de fevereiro, aos canteiros de obras da Ferrovia Nova Transnordestina e da construção dos canais de Integração do Rio São Francisco, ambas também obras do PAC2. “É esse nosso esforço de monitoramento que nos permite vencer as dificuldades, avalia a ministra.

Após a visita às obras, os ministros se reuniram com os representantes do governo estadual, federal e empresários responsáveis pelas obras.

Investimento de R$ 687 milhões em obras em 3 estados

No caso da duplicação da BR-101 no Nordeste, os canteiros de obras estão concentrados, neste momento, nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, em diferentes estágios de execução. Somente em 2012, a previsão orçamentária para a duplicação da BR-101 nesses três estados é de R$ 687 milhões.


Foto: Gioconda Bretas/MPOG/Divulgação

No caso de Pernambuco, o Departamento Nacional de Infrastrutura e Transportes (Dnit), em 2010, contratou as obras para duplicação do trecho entre Palmares (PE) até Estância (SE). Em Pernambuco, estão sendo duplicados os 25 quilômetros remanescentes dessa rodovia no estado, entre Palmares e a divisa com Alagoas. Neste segmento, o investimento total é de R$ 147 milhões.

A pista da duplicação está sendo construída em pavimento rígido (em concreto), garantindo mais tempo de vida útil para a via. A tecnologia será empregada em grande parte do segmento em obras, no Nordeste. O projeto de adequação de capacidade inclui também a restauração da pista antiga, a construção e alargamento de pontes em todo percurso. A rodovia ganhará também acessos mais seguros e viadutos nos principais cruzamentos com outras rodovias, além de vias marginais, nos perímetros urbanos.

Ao longo do dia, os ministros visitarão, ainda, as obras da BR 101 em Alagoas e Sergipe, e se reunirão com governos estaduais e empresários responsáveis pela execução das obras.