Notícias
Ministra explica como funciona PAC Prevenção
Brasília, 21/8/2012 - Nesta terça-feira a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, se reuniu com governadores, prefeitos e representantes de estados que podem receber recursos para realizarem obras inclusas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais.
Fotos: Ilkens Souza/Divulgação
As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e são importantes para prevenção em regiões que mais sofrem com desastres naturais. “É importante olhar a bacia e ver o que nela resolve o problema do município. Então, dentro disso, podemos trabalhar com: contenção de encostas para as áreas de deslizamento, contenção de cheia com barragens, e em outros casos a solução é drenagem urbana, explicou a ministra Miriam.
O Plano foi lançado pela presidenta Dilma Rousseff no início de agosto e tem valor total de R$ 18,8 bilhões. Desse recurso, R$ 15,6 bilhões são para as obras de ampliação da oferta de água no semiárido – todos os estados do nordeste e semiárido de Minas Gerais - e para prevenção de inundações e deslizamentos.
O encontro de hoje é a continuação do processo de seleção cujos primeiro estados foram anunciados no dia do lançamento do Plano. Na reunião, estiveram presentes os representantes dos seguintes estados: São Paulo, Piauí, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Maranhão e Pernambuco.