Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Ministra do Planejamento vistoria obras do PAC2 no Ceará

Notícias

Ministra do Planejamento vistoria obras do PAC2 no Ceará

publicado:  03/10/2013 18h01, última modificação:  27/05/2015 19h48

Brasília, 03/10/2013 - Obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em andamento no Ceará foram vistoriadas nesta quinta-feira (3) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ela sobrevoou o projeto de urbanização integrada da bacia do Maranguapinho e visitou o Anel Viário de Fortaleza, onde acontecem obras de duplicação da BR-020.


Imagem do sobrevoo nas obras de duplicação da BR-020 do Ceará (Anel Viário de Fortaleza)
Fotos: Gioconda Bretas/Ascom MPOG

Antes de visitar os empreendimentos do PAC, a ministra se reuniu com o governador do Ceará, Cid Gomes, para discutir os projetos que estão sendo executados no estado. Ele mostrou como é feito o monitoramento das obras, que são filmadas uma vez por semana e depois discutidas, caso seja necessário resolver problemas de andamento.

“Temos aqui um conjunto de obra em parceria do governo federal com o governo do estado, algumas delas fundamentais para o desenvolvimento do Ceará, disse Miriam Belchior. A ministra destacou que, na duplicação da BR-020, “o governo federal acertou em delegar a obra para o governador, porque com isso foi possível acelerar a solução de todas as interferências urbanas.

De acordo com Miriam, um trecho da duplicação será entregue até dezembro, um segundo até o meio do ano vem e o último durante o segundo semestre de 2014. Cid Gomes garante que “essa obra vai dar um grande desafogo à região metropolitana de Fortaleza.

Sobre Maranguapinho, a ministra do Planejamento explicou que os novos trechos estão sendo licitados de forma a “garantir qualidade de vida as famílias que moravam na beira do córrego, sujeitas a enchentes, problemas de saúde. Em relação à Refinaria Premium II, Miriam Belchior adiantou que o cercamento já foi iniciado e que no final deste mês (outubro) será assinado o termo de compromisso com as comunidades indígenas para começar o processo de licitação e a construção da refinaria.

A ministra disse ainda que combinou reuniões mensais entre a Petrobras e o governo do estado do Ceará para aferir o andamento da refinaria e que o Ministério do Planejamento acompanhará os encontros “para que todas as questões que precisam ser equacionadas possam ser feitas com rapidez para que esse investimento comece o mais rapidamente possível.  O governador lembrou que “em todas essas obras tem sido fundamental a parceria e o apoio que a presidenta Dilma tem dado ao Ceará.