Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Ministra diz que PAC representa retomada do planejamento em infraestrutura

Notícias

Ministra diz que PAC representa retomada do planejamento em infraestrutura

publicado:  25/03/2011 18h00, última modificação:  27/05/2015 19h34

Brasília, 25/3/2011- A cerimônia realizada ontem no Palácio do Planalto, para entrega de 54 creches e assinatura de 419 termos de compromisso para a construção de 718 escolas de educação infantil (integrante da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento/PAC), contou com a presença da presidenta Dilma Roussef, da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci e da prefeita de Contagem (MG), Marília Campos, entre outras autoridades.


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação
 
No discurso, a ministra Miriam Belchior destacou a importância do PAC para o crescimento econômico do Brasil. “O PAC representou uma retomada do planejamento em infraestrutura no nosso país, uma retomada de obras que estavam há muito tempo paralisadas, iniciando novos investimentos estruturantes, e priorizando investimentos em áreas em que não haviam investimento federal. Isso significou uma parceria muito grande entre estados e municípios. 


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

Miriam Belchior ressaltou ainda que, na segunda etapa do programa, houve ampliação dos recursos na área social e urbana, com aumento no número de ações. Ao final, ressaltou também que o empenho dos governantes é fundamental para evolução das obras. “O desafio que nós temos nesta etapa do PAC é fazer isso tudo com menos esforço, acho que isso é possível com que acumulamos de experiência de gestão nos últimos anos. Estamos simplificando ainda mais os procedimentos, sem perder o rigor de fiscalização. O que nós esperamos dos senhores é envolvimento direto no acompanhamento dessas obras para que elas se realizem mais rapidamente possível. Abriremos ainda este ano uma nova seleção de projetos para atender ainda mais os municípios brasileiros. 


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação
 
A prefeita de Contagem (MG), Marília Campos, representou os 54 prefeitos e falou sobre a importância das creches para as mulheres, que “se sentem amparadas por esta política. Certamente nos liberta, certamente estimula as mulheres a ter novos horizontes e, mais do que isso, a estar presente não apenas nos lares, cuidando dos filhos. As mulheres também se sentirão estimuladas a entrar no mercado de trabalho, a ter uma participação política maior, a estar presente em todos os lugares da vida pública.


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

No final da cerimônia, Dilma Rousseff anunciou que uma medida provisória garantirá os recursos de custeio para as creches e pré-escolas recém-inauguradas.  “Eu quero comunicar aos prefeitos que nós vamos enviar uma medida provisória ao Congresso porque nós vamos bancar, com os recursos do Ministério da Educação, esse interregno até vocês receberem os recursos do Fundeb. Dilma afirmou que investir nas crianças é apostar no futuro de um país. 


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação