Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Ministra destaca importância do planejamento na redução da desigualdade

Notícias

Ministra destaca importância do planejamento na redução da desigualdade

publicado:  22/11/2012 19h08, última modificação:  27/05/2015 19h40

Miriam Belchior ressaltou que programas sociais brasileiros são as linhas mestras de um modelo de desenvolvimento inclusivo para o país

 

Brasília, 22/11/2012 – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse hoje que a maior parte do reconhecimento que o país goza hoje, nacional e internacionalmente, é explicada pelos investimentos sociais, que produziram crescimento econômico e redistribuição de renda; e nos investimentos em infraestrutura produtiva, social e urbana, sem descuidar do uso dos recursos naturais.

Ela participou nesta quinta-feira (22) da abertura do seminário Planejamento e Desenvolvimento: Experiências Internacionais e o Caso do Brasil realizado no Ministério do Planejamento. No encontro, Miriam Belchior fez uma análise das políticas públicas desenvolvidas pelo país nos últimos anos.


Fotos: Luciano Ribeiro/Divulgação

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Plano Brasil sem Miséria e as iniciativas nas áreas de educação e inovação foram destacados pela ministra como as linhas mestras do modelo de desenvolvimento inclusivo. “O PAC representa a provisão de infraestrutura necessária para o desenvolvimento, visando a integração nacional e regional, com desconcentração territorial, afirmou Miriam Belchior.

O Programa Minha Casa, Minha Vida também foi destacado pela ministra como uma política anticíclica – assim como o PAC – criado para enfrentar a crise internacional em 2008. “No início de dezembro, devemos alcançar um milhão de moradias entregues à população, comemorou.

A Secretária Executiva da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, afirmou que antes o investimento público sempre era sacrificado no planejamento de um país, mas hoje se entende o quanto ele é importante para o desenvolvimento de uma nação. Para ela o Brasil possui um horizonte de igualdade que a Cepal deseja conhecer para saber como desenvolver projetos semelhantes. “Hoje conheci o programa Minha Casa, Minha Vida e entendo que ele é muito importante porque vai levando a cidadania e traduzindo fatores positivos na vida das pessoas, ressaltou a secretária.

O seminário Planejamento e Desenvolvimento: Experiências Internacionais e o Caso do Brasil foi realizado pelo Ministério do Planejamento, em conjunto com a Cepal e o Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (Ilpes).

O objetivo é analisar os desafios da promoção do desenvolvimento com igualdade, reconhecendo o papel do Estado, das políticas públicas e do planejamento enquanto ingredientes fundamentais no processo de mudança e de igualdade social.