Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Ministra cumpre agenda no Rio Grande do Sul

Notícias

Ministra cumpre agenda no Rio Grande do Sul

publicado:  20/05/2011 21h01, última modificação:  27/05/2015 19h34

Brasília, 20/5/2011 – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, está em Porto Alegre para uma série de compromissos públicos. Hoje à tarde, a ministra participou da apresentação do plano de obras rodoviárias pelo governo do Rio Grande do Sul. O governador Tarso Genro anuncia na ocasião os 46 acessos municipais que serão pavimentados este ano, além da duplicação de duas rodovias e execução de 13 obras estruturantes.

Em seguida, Miriam Belchior visitou obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ponta da Cadeia na Estação de Bombeamento de Esgoto, no bairro Cristal, que integram o PAC Saneamento e Habitação. Com 60% de obras executadas, o Sistema de Ponta da Cadeia envolvem três contratos de financiamento com recursos do FGTS, no valor de investimento de R$ 315,92 milhões – e beneficiará 1,2 milhões de pessoas.


Foto: Ivo Gonçalves-PMPA/Divulgação

Segundo a ministra, essas obras permitirão a cobertura de 77% de esgoto coletado, “o que torna Porto Alegre uma cidade de Primeiro Mundo.

“Além disso, continua, o PAC está fazendo obras ou pagando os projetos em toda a bacia dos Sinos, de tal forma que agora, no PAC 2, vamos começar a financiar as obras das quais fizemos os projetos. Com isso, acreditamos que vamos conseguir resolver de uma maneira geral a bacia dos Sinos, garantindo esse manancial de água para a região metropolitana.


Foto: Ivo Gonçalves-PMPA/Divulgação

Ainda hoje, Miriam Belchior apresentou palestra em encontro com cem prefeitos gaúchos. “Essa visão de que é importante trabalhar junto com os prefeitos para resolver os problemas urbanos é um dos destaques do PAC, afirmou na abertura do evento. “O PAC retomou os investimentos em infraestrutura, obras paralisadas, investiu em novas obras estruturantes em áreas que estavam há muito abandonadas, como ferrovias, área de habitação e saneamento e a indústria naval. E o Rio Grande do Sul se beneficiou muito disso, com o Pólo no Porto do Rio Grande, com novo estaleiro, que são todos resultados do PAC, que geraram emprego e renda, acrescentou.

Outro compromisso para hoje em Porto Alegre é a assinatura de portaria de doação de terreno pelo Ministério do Planejamento, por intermédio da Secretária do Patrimônio da União, à prefeitura. Trata-se de imóvel de 32.570,00m2, oriundo do acervo da extinta RFFSA, para execução de programa de Regularização Fundiária e Provisão Habitacional. Desta área total, 27.048,71m2 estão ocupados por 93 moradias de ex-servidores, aposentados e pensionistas da RFFSA. O restante da área, com 5.521,29m2,  será destinado à provisão habitacional de interesse social, A previsão é de que beneficiará mais de cem famílias com renda de até cinco salários mínimos.

Já neste sábado, a ministra participa em Canoas, ao lado do governador Tarso Genro, da abertura do 8º Seminário Regional do PPA Participativo do Rio Grande do Sul. O seminário dirigido à região Metropolitana de Porto Alegre e Vale dos Sinos, é o último de uma série que percorreu as demais macrorregiões de abrangência dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). O PPA Participativo/RS chega ao encerramento reunindo mais de duas mil propostas encaminhadas pela população do Estado.