Notícias
MCMV inaugura em São Carlos (SP) maior conjunto habitacional da região
Brasília, 19/9/2011 - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, participou neste domingo (18/09), da entrega de 750 unidades habitacionais do Conjunto Residencial Jardim Gramado, localizado em São Carlos, no interior de São Paulo. O conjunto de 1 mil casas, conhecido como Jardim Deputado José Zavaglia, faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) do governo federal. Este empreendimento é o maior da região dentro do MCMV voltado para população de baixa renda (faixa 1). As 250 casas restantes, que fazem parte do terceiro módulo habitacional do Jardim Gramado, já estão com 98,04% das obras executadas.
Fonte: Prefeitura de São Carlos/Divulgação
Miriam Belchior ressaltou que o Jardim Gramado pode se tornar modelo para todos os conjuntos habitacionais do MCMV porque já possui infraestrutura urbana e, em breve, terá infraestrutura social para o atendimento dos moradores. “Teremos Posto de Saúde da Família, Centro Comunitário e Praças do PAC, informou Miriam.
Segundo a ministra, no governo anterior quando o MCMV foi lançado, muitos empresários se assustaram com a audaciosa meta estabelecida. “A parceria entre União, estados, municípios e setor privado mostrou a capacidade do Brasil para reduzir seu déficit habitacional. De acordo com Miriam o MCMV tem um novo e mais ousado desafio que será cumprido, construir 2 milhões de casas até 2014. Para ela, a Caixa tem sido uma parceira fundamental no Programa.
Fonte: Prefeitura de São Carlos/Divulgação
Jardim Gramado
As casas entregues pela ministra do Planejamento e pelo prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço coberta, com área total de 42,52m². Na região do empreendimento há redes de água, energia elétrica e iluminação pública, além de sistemas de transporte coletivo e de coleta de lixo com condições de atendimento à demanda. A infraestrutura interna é composta de pavimentação, guias, sarjetas, urbanização, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem superficial, energia elétrica e iluminação com ligações concluídas.
O valor total do empreendimento é de R$ 42 milhões em investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e irá beneficiar quatro mil pessoas com faixa de renda mensal de até R$ 1.600,00.