Notícias
Luz para Todos completa 10 anos
Criado em 2003, o programa já levou energia elétrica a 15 milhões de brasileiros que vivem em regiões remotas e em áreas rurais. Em 2014, mais 280 mil serão beneficiados
Brasília, 18/12/2013 - 15 milhões de beneficiados, mais de 3,75 milhões de ligações de energia elétrica realizadas, satisfação de 97% dos usuários e geração de 462 mil postos de trabalho. Esses são os números do Luz para Todos, programa que completou 10 anos e que mudou a vida de muitos brasileiros que vivem em zonas rurais.
Foto: Francisca Maranhão
As marcas alcançadas pelo programa foram comemoradas em Brasília nesta quarta-feira (18/12) em evento que contou com a participação da ministra Miriam Belchior (Planejamento) e Edison Lobão (Minas e Energia).
"O Luz para Todos é um dos programas sociais mais bem sucedidos da história deste País", disse Edison Lobão. De acordo com o ministro, até o fim de 2014 mais 280 mil pessoas serão atendidas pelo programa. Ele lembrou que 92,9% dos beneficiários afirmaram que a qualidade de vida melhorou depois do Luz para Todos e que e "falta muito pouco para que o Brasil possa orgulhar-se de ter atingido a plenitude no atendimento à população."
O programa Luz para Todos usa recursos inovadores para fazer com que a luz chegue a lugares remotos do Brasil. A Ilha das Araras, localizada no município de Curralinho (PA) que por sua vez fica na Ilha dos Marajós, passou a ter energia elétrica depois que foi desenvolvido um sistema de energia híbrido que mistura fonte solar, dos ventos e de combustível fóssil para gerar eletricidade.
Confira no infográfico a solução encontrada pelo Luz para Todos para levar luz à população da Ilha das Araras.