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Investimentos do PAC 2 no Porto de Santos somam R$ 1,2 bilhão

publicado:  30/03/2012 20h56, última modificação:  27/05/2015 19h37

Santos, 30/3/2012 - O Porto de Santos conta com um conjunto de 12 investimentos em obras integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), totalizando R$ 1,2 bilhão para o período 2011-2014. Para vistoriar o andamento dessas obras, técnicos dos ministérios do Planejamento, Fazenda e Casa Civil, além de representantes da Secretaria Nacional de Portos e da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), se reuniram nestas quinta e sexta-feira (29 e 30), no Porto, em Santos (SP), para um monitoramento in loco.

Fotos: Palova Brito/ASCOM/-MPOG

Técnicos discutem andamento das obras no Porto de Santos e os investimentos 2011-2014

Segundo o diretor de Infraestrutura para a Copa de 2014, da Secretaria do PAC, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPAC/MPOG), Guilherme Ramalho, é feito um acompanhamento semanal de todas as obras portuárias no PAC. "Esta estrutura que temos das salas de situação é permanente e funciona como uma instância para resolução de problemas e monitoramento em geral das obras. Esta visita técnica também significa uma aproximação maior com os órgãos executores dos empreendimentos &quotna; ponta"".

Divididos em 16 salas de situação, o monitoramento constante das obras do PAC2 tem como objetivo avaliar o ritmo das execuções das obras e identificar possíveis problemas e buscar soluções.

Na avaliação do diretor, na primeira fase do PAC, obras importantes foram concluídas no Porto de Santos, como as obras da avenida perimetral da margem direita. "Além disso, dois viadutos melhoraram de forma substancial não somente o tráfego interno na chegada e saída de veículos do porto como também possibilitou um ganho considerável de velocidade e fluidez no transporte ferroviário".

Ainda segundo Ramalho, dentro da carteira de investimentos no PAC 2 já se encontra em estágio avançado o projeto de expansão e obras em fase final de licitação, além da execução da obra da avenida perimetral da margem esquerda, e a dragagem, que está em fase final. "O Porto de Santos funciona como um belo exemplo do &quotportif;ólio" de esforços que têm sido feito, e a quantidade de obras que estão em andamento representam este trabalho conjunto que vem sendo realizado".

O presidente da CODESP, José Roberto Correia Serra, destacou a atenção que o governo federal tem dado para o Porto de Santos, que, segundo ele, é responsável por ¼ da balança comercial brasileira.

Vistoria às obras

Na quinta-feira, os técnicos visitaram a margem direita do porto e a via expressa na margem direita da Avenida Perimetral de Santos, obra realizada pelo PAC1. Já foram entregues 5,5 quilômetros desta via expressa, com pista dupla e três faixas de tráfego em cada sentido, contando com viadutos em pontos estratégicos, resultando na eliminação dos, até então, recorrentes congestionamentos na área portuária. É a mais importante obra viária realizada na cidade nos últimos 30 anos.

Está em fase de conclusão a obra de dragagem de aprofundamento para 15 metros, e a de alargamento para 220 metros está praticamente concluída. Esse empreendimento permitirá ao Porto de Santos ampliar em até 30% sua capacidade de movimentação, possibilitando a navegação simultânea nos dois sentidos de direção e condições de receber navios que carregam até 9 mil contêiners.



Embarcação que executa o obra de dragagem do porto

 PAC2

Entre as obras previstas no PAC 2 está a construção da primeira e da segunda fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, no município de Guarujá/SP. As obras da primeira fase já foram iniciadas em agosto de 2011. O sistema viário da Margem Esquerda está sendo estabelecido ao longo do perímetro portuário, na região entre as instalações do Terminal para Contêineres da Santos Brasil S.A. até a Dow Química S.A, em uma extensão de, aproximadamente, 2,5 quilômetros.

Faz parte, também, do conjunto de ações no PAC 2 o realinhamento e a construção do cais de Outeirinhos. O objetivo é a melhoria da estrutura de atendimento à demanda por leitos na região durante a Copa de 2014. Com a execução de 1.320 metros de cais entre os armazéns 23 e 29, o Porto de Santos oferecerá a possibilidade de atracar até seis navios de passageiros na região de Outeirinhos, disponibilizando 15,4 mil leitos de alta qualidade.


Porto de Santos representa um quarto da balança comercial brasileira