Notícias
Integração da América do Sul é ideia muito cara ao Brasil, diz ministra do Planejamento
Bogotá, 5/8/2011 – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse em Bogotá, durante apresentação no Fórum de Investimentos Brasil-Colômbia, que a integração da América do Sul é uma ideia muito cara ao Brasil. Segundo a ministra, "nenhum país do continente conseguiria superar suas dificuldades agindo sozinho".
Divulgação/Min. das Comunicações
E destacou o Projeto IIRSA – Iniciativa para Integração da Infraestrutura Regional da América do Sul –, que tem uma carteira de projetos nas áreas de transportes, telecomunicações e energia, para promover a integração física dos países da região.
Miriam Belchior afirmou que o Brasil tem conseguido evitar que a crise econômica mundial desarticule conquistas recentes no Brasil – tanto na macroeconomia como nos projetos sociais – que possibilitaram a inclusão de milhões de pessoas no mercado de consumo. Foi o mercado interno que manteve a economia em crescimento, apesar do mundo em crise, destacou.
PARCEIRIA COM COLOMBIANOS
A ministra disse que o Brasil, durante muitos anos, não investiu em infraestrutura, mas desde 2007, o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, colocou o "investimento em infraestrutura como prioridade".
E afirmou para a plateia, formada por grandes empresários brasileiros e colombianos, além de presidentes de empresas estatais dos dois países, que na segunda etapa do PAC "há espaço para uma parceria com empresários colombianos".
Miriam Belchior falou ainda do Minha Casa, Minha Vida, programa do governo federal, realizado em parceria com estados e municípios, voltado para a produção de unidades habitacionais para famílias de baixa renda.
Segundo ela, o programa "criou um novo paradigma na forma de executar parceria entre o setor público e o setor privado". E acrescentou que o programa chegou a 1,8 milhão de unidades contratadas, o que foi, segundo afirmou, "um desafio vencido pelo governo e empresários da construção civil. Um caminho certo para geração de emprego e renda".
PROGRAMA BRASIL MAIOR
A ministra explicou também as grandes linhas do Programa Brasil Maior, lançado na última terça-feira pela presidenta Dilma Roussef. Segundo Belchior, o Brasil Maior foi concebido para "dar competitividade a nossas empresas, sem, no entanto, recorrer ao protecionismo antigo que tanto nos prejudicou", disse.
O I Fórum de Investimentos Brasil-Colômbia foi promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, no período de 3 a 5 de agosto de 2001, em Bogotá, Colômbia. O Encontro foi aberto pelo presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos; pelo ex-presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo presidente do BID, Luiz Alberto Moreno.
Pelo lado brasileiro, além da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, estiveram presentes no Fórum o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli; os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Ceará, Cid Gomes; e de Pernambuco, Eduardo Campos, além de grandes empresários do setor de infraestrutura dos dois países.