Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Iniciadas obras da nova ponte do Guaíba em Porto Alegre

Notícias

Iniciadas obras da nova ponte do Guaíba em Porto Alegre

publicado:  14/10/2014 17h06, última modificação:  27/05/2015 19h44

Começaram nesta terça-feira (14) as obras da nova ponte do Rio Guaíba, em Porto Alegre. A segunda ponte interligará a capital gaúcha ao interior do sul do Estado, passando pela Ilha do Pavão até a Ilha Grande dos Marinheiros, ligando rodovias de integração nacional. A previsão é de que 50 mil veículos trafeguem por dia pela ponte.


Divulgação/Ascom

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, participaram do evento que marcou o início das obras. O ministro destacou que o empreendimento é feito via Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e que foi aguardado por décadas pelos gaúchos. "Essa obra é de uma importância  muito grande, pois, amplia a capacidade de transporte rodoviário indo até o porto.  Ela moderniza a infraestrutura em transporte na região de Porto Alegre", destacou Passos.

Diferentemente da primeira ponte sobre o Guaíba, que é levadiça e provoca a paralisação do trânsito de duas a quatro vezes por dia para a passagem de navios, a segunda ponte possibilitará a navegação das embarcações sem elevação. Com extensão de 7,3 quilômetros e 28 metros de largura nos vãos principais a ponte receberá um investimento de R$ 649,6 milhões.

As obras deverão empregar aproximadamente 2.250 funcionários, com investimentos permanentes em capacitação e especialização. A conclusão da ponte está prevista para outubro de 2017.

Cerca de 1.100 famílias deverão ser impactadas pela construção do empreendimento. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) o governo está trabalhando no cadastramento da comunidade, para realizar o reassentamento das famílias em projetos habitacionais que serão construídos em áreas próximas às atuais moradias. "Vamos ver uma comunidade muito satisfeita com a mudança que a obra vai fazer na vida da população que vive em volta do Guaíba", finalizou Miriam Belchior.