Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Ibama emite licença de instalação para linhão de Belo Monte

Notícias

Ibama emite licença de instalação para linhão de Belo Monte

Com a medida, obras do projeto poderão ser iniciadas

publicado:  08/01/2016 21h17, última modificação:  08/01/2016 21h24

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu no dia 4 de janeiro a licença de instalação do primeiro bipolo do linhão de Belo Monte. A licença permite a construção das linhas de transmissão em corrente contínua de 800 quilowatts (kW) de Xingu (PA) a Estreito (MG), das estações repetidoras de telecomunicações, de canteiros auxiliares e acessos.

Em outubro, o Ibama já havia emitido licença para instalação de duas estações conversoras e dos canteiros principais da linha. A licença, na prática, permite o início das obras, com investimentos previstos de R$ 5 bilhões.

A linha de transmissão corta quatro estados do Brasil, com mais de 2 mil quilômetros de extensão.

A Autorização de supressão vegetal também foi emitida pelo Ibama. O linhão pertence a SPE formada pela State Grid (51%) em associação com Eletronorte e Furnas, com 24,5% cada. A empresa chinesa também é responsável pela construção do segundo bipolo, cujo leilão ocorreu no ano passado.

Fonte: Canal Energia