Notícias
Governo vai agilizar pagamentos das obras do Minha Casa Minha Vida
Nelson Barbosa diz que terceira etapa do programa será lançada no segundo semestre
O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, disse nesta quarta-feira (24), que o governo pretende regularizar os pagamentos das obras do Minha Casa Minha Vida e que o anúncio da terceira fase do programa ocorrerá no segundo semestre.
Foto: Francisca Maranhão/Ministério do Planejamento
“Nossa prioridade agora é agilizar o cronograma de pagamento das 1,6 milhão de moradias que já estão contratadas para garantir o emprego das pessoas que estão nessas obras e respeitar os contratos com as empresas”, disse o ministro a jornalistas após reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e representantes do setor da construção civil.
Ele esclareceu que será possível acelerar os pagamentos porque os limites financeiros dos ministérios já foram aprovados.
Segundo Barbosa, ainda não há definição sobre Minha Casa Minha Vida 3. Entre as questões em pauta estão a criação de uma faixa intermediária (FGTS), o reajuste do valor dos imóveis e a distribuição das moradias por região geográfica. "Nós vamos lançar a fase três no segundo semestre com a composição por região e com a nova faixa intermediária, que foi uma demanda do próprio setor".
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, afirmou que governo e setor privado discutem uma forma para adequar o ritmo das obras e o prazo de pagamento com os recursos disponíveis.
Participaram ainda do encontro no Planejamento o titular da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (Sepac), Maurício Muniz, e a secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães.