Notícias
Governo federal trabalha para conclusão das obras da Transnordestina em 2014
Brasília, 9/2/2012 - “O que queremos é concluir esta ferrovia até o final de 2014. Este é o objetivo, afirmou a presidenta Dilma Rousseff em seu segundo dia de viagem a obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesta quinta-feira (9), ela visitou trechos em construção da Ferrovia Transnordestina nas cidades pernambucanas de Parnamirim e Salgueiro. A presidenta disse que o governo federal irá trabalhar para que os prazos das obras sejam cumpridos e que não haja interrupções.
Quando a Transnordestina estiver pronta, serão 1.728 km de ferrovia. Segundo a presidenta, o primeiro trecho da ferrovia a ser concluído é o que vai de Eliseu Martins (PI) até o Porto de Suape (PE). O segundo trecho parte do município de Salgueiro (PE) até o Porto de Pecém (CE). As obras são compostas por 11 lotes e 25 frentes de trabalho que empregam, hoje, cerca de 10 mil trabalhadores.
Dilma destacou a importância da Transnordestina para o desenvolvimento da região Nordeste, com impacto no transporte de grãos e minérios. “Queremos garantir que o interior do Brasil se ligue aos portos. Isso significa maior capacidade de comercializar a produção e explorar o potencial da região.
fotos: Roberto Stuckert Filho/PR
A ministra do Planejamento em exercício, Eva Chiavon, e o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, acompanham a presidenta, além do ministro dos Transportes, Paulo Passos, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, e representantes da Casa Civil.
Leia também:
Obras do Projeto São Francisco são prioridade para o governo federal