Notícias
Governo Federal lança edital da primeira etapa da Adutora do Agreste
Brasília, 20/9/2012- Para reduzir os efeitos da escassez de água no agreste pernambucano, moradores de 68 municípios da região, e de mais 80 localidades, terão à disposição para consumo a água oferecida pela Adutora do Agreste. O ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, e o governador Eduardo Campos, anunciaram na segunda (3) edital de licitação da primeira etapa da obra.
"Esta obra será a maior adutora da história de Pernambuco. A Adutora do Agreste vai garantir a segurança hídrica de vários municípios do agreste do estado. Com ela vamos inaugurar uma nova página na história do desenvolvimento do interior pernambucano. Vai gerar emprego e renda ao levar à população água de beber, e também para a produção agrícola", afirmou o ministro Fernando Bezerra Coelho durante a solenidade.
O primeiro edital da Adutora do Agreste contempla quatro lotes de obras, com investimento de R$ 1,2 bilhão do Ministério da Integração Nacional, do governo de Pernambuco e da Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa). Mais de dois milhões de pessoas serão beneficiadas com a água tratada. Serão construídas uma estação de tratamento de água, 400 km de adutoras, dois reservatórios e três estações elevatórias.
"O Agreste pernambucano é a região do país com o maior número de pessoas, e ao mesmo tempo, a menor quantidade de água de qualidade. Neste cenário, a Adutora do Agreste vai contribuir e muito para, além de levar água, desenvolver economicamente a região do interior do estado", ressaltou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Após a conclusão da primeira etapa, 17 municípios já serão contemplados com o abastecimento de água, entre eles, Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Belo Jardim, Sanharó e Iati.
Com investimento total de R$ 2,3 bilhões, a Adutora do Agreste terá 1.300 km de tubulações e produzirá 4 mil litros de água por segundo. A primeira etapa da Adutora do Agreste - e a primeira fase da segunda etapa - devem ser concluídas até outubro de 2014. Os demais lotes devem ser finalizados até dezembro de 2015. A água a ser transportada pela adutora é proveniente do Ramal do Agreste, uma derivação do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, também de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional.