Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Ferrovia Transnordestina ganha mais 150 quilômetros de extensão no Ceará

Notícias

Ferrovia Transnordestina ganha mais 150 quilômetros de extensão no Ceará

publicado:  21/10/2014 14h58, última modificação:  27/05/2015 19h44

Mais 150 quilômetros da ferrovia Transnordestina, entre os municípios de Missão Velha e Acopiara, no Ceará, começam a ser construídos nesta terça-feira (21), com a assinatura da ordem de serviço dos trechos pelos ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Francisco Teixeira (Integração), pelo governador do Ceará, Cid Gomes, e pelo secretário do PAC, Maurício Muniz.


Assinatura da ordem de serviço para execução dos trechos

"Ferrovia é o vetor de transporte mais barato que tem. Ela é muito mais barata que o rodoviário e é mais barata que o marítimo" afirmou Cid Gomes. O governador disse, ainda, que a Transnordestina vai permitir que mais indústrias sejam atraídas,  fortalecendo a economia do estado.

A ferrovia está com 43% de obra concluída e em execução, e 490 quilômetros de trilhos instalados, de um total de 1.753 quilômetros previstos. O lote que liga Salgueiro (PE) a Missão Velha (CE) já foi concluído. Além do Ceará, a Transnordestina passará também por Pernambuco e Piauí, interligando esses estados aos portos de Suape (PE) e Pecem (CE), facilitando o escoamento de produção de grãos da região.

"A ferrovia é viável a médio e longo prazo. O governador foi um parceiro incansável para garantir que o trecho do Ceará fosse viabilizado. Sem a ajuda do governo do estado não conseguiríamos ter feito as desapropriações ao logo da trajetória da ferrovia e obra não estaria começando", disse Miriam Belchior, ressaltando a importância da parceria entre o governo federal e estadual.

O novo trecho de 150 quilômetros da ferrovia Transnordestina contará inicialmente com 100 trabalhadores, chegando a 2,4 mil no pico das atividades. O investimento total é de R$ 7,5 bilhões, a previsão de entrega da obra é para 2016.

Veja fotos das obras da Transnordestina.