Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Escola de artes plásticas restaurada é entregue em Cidade de Goiás, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade

Notícias

Escola de artes plásticas restaurada é entregue em Cidade de Goiás, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade

Restauração das edificações do século XIX contou com R$ 1,3 milhão de recursos do PAC Cidades Históricas

publicado:  28/07/2015 20h53, última modificação:  28/07/2015 20h53

Após dez meses em obras de restauro e requalificação, a Escola de Artes Plásticas Veiga Valle, localizada na Cidade de Goiás (GO), foi reaberta no último sábado (25), durante as comemorações do aniversário do município e da festa de Sant’ana, sua padroeira.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi o responsável por conduzir os trabalhos que contaram com recursos de cerca de R$ 1,3 milhão repassados por meio do PAC Cidades Históricas.

Antiga capital de Goiás e terra natal da poeta Cora Coralina, Cidade de Goiás é considerada pela Unesco, desde 2001, como Patrimônio Cultural da Humanidade. Os edifícios que compõe a escola de artes plásticas são do século XIX, têm características da arquitetura vernácula e fazem parte do conjunto tombado da cidade. O espaço oferece diversos cursos, como desenho, escultura, pintura, gravura e história da arte e foi transformado em escola de artes em 1968.

A obra incluiu a execução de um novo anexo para receber as salas de música e de modelagem; de adequadas instalações sanitárias; o reordenamento das atividades de aula no bloco principal do edifício; a instalação da direção e copa no bloco que abrigava a cadeia; além de novos espaços de permanência que melhoraram a interligação da escola.


Fotos: Divulgação / Iphan-GO

Estiveram na cerimônia de reabertura da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle o governador de Goiás, Marconi Perillo, a presidenta do Iphan, Jurema Machado e o Diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida.

PAC Cidades Históricas

A Escola de Artes Plásticas Veiga Valle é a segunda obra realizada com recursos do PAC Cidades Históricas a ser entregue na Cidade de Goiás. A primeira delas foi a Ponte da Cambaúba, concluída em fevereiro deste ano. Na cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, o programa também contemplou as obras em andamento no Mercado Municipal, no Cine Teatro São Joaquim e no Arquivo Diocesano, além da Prefeitura Municipal, cujo projeto está em fase de análise.

Com informações do Iphan