Notícias
Dia de vistoria nas obras do BRT de Brasília
Vista parcial da obra do BRT do Distrito Federal, vistoriada pelo secretário do PAC, Mauricio Muniz, e pelo governador Agnello Queiroz, nesta terça-feira.
Brasília, 18/9/2012 - A obra do corredor exclusivo para ônibus Eixo Sul, o Bus Rapid Transit – BRT, empreendimento que faz parte do PAC Mobilidade Grandes Cidades, do PAC2, foi visitada nesta terça-feira (18) pelo secretário do PAC, Maurício Muniz, e pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
O Expresso DF - Linha Amarela, como é chamado, terá 35 quilômetros de via exclusiva e ligará Santa Maria, Gama e Park Way ao Plano Piloto.
Segundo o secretário, a obra do BRT é fundamental para a estruturação do transporte público local. "É importante ver que o BRT é uma obra que está dentro do planejamento logístico da cidade. Pela primeira vez, o DF tem o planejamento de transporte de alta capacidade que atende todos os grandes aglomerados das cidades satélites".
Pronto, o BRT beneficiará mais de 220 mil pessoas diariamente. O corredor exclusivo transportará, nos horário de maior demanda, 23 mil passageiros por hora, reduzindo o tempo de viagem em até 40 minutos. Serão dois terminais de passageiros no Gama e em Santa Maria.
"Desenvolvemos um plano diretor de transporte urbano, temos objetivos, meta e área de expansão de transporte para o desenvolvimento urbano e econômico da cidade. E definimos como prioridade a integração e o transporte mais barato", afirmou o governador do DF, Agnelo Queiroz.
A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2013.
O PAC Mobilidade Grandes Cidades tem recursos previstos de R$ 32 bilhões para melhorias na infraestrutura de transporte público urbano nas grandes cidades brasileiras.
O Consórcio BRT-SUL é responsável pela execução do trecho 1 do corredor exclusivo. No site da empresa, é possível verificar alertas orientando motoristas sobre desvios na via por conta da obra.