Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa de Aceleração do Crescimento - PAC > Notícias > Definidas as localidades para construção de quadras escolares

Notícias

Definidas as localidades para construção de quadras escolares

publicado:  27/06/2012 12h05, última modificação:  27/05/2015 19h38

Brasília, 27/6/2012 - Com objetivo de garantir o acesso à prática esportiva e de lazer a crianças e jovens em escolas públicas, o governo federal anuncia, nesta quarta-feira (27), os municípios selecionados para receberem recursos Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para construção e cobertura de quadras esportivas.

O evento está marcado às 11 horas e conta com a presença da presidente, Dilma Rousseff, da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, do ministro da Educação, Aloizio Mercadante e do secretário do PAC, Mauricio Muniz.

Essa ação faz parte do eixo Comunidade Cidadã do PAC 2. As cidades selecionadas poderão construir novas quadras cobertas ou fazer a cobertura de quadras já existentes.

Foram selecionadas 1.298 quadras distribuídas em 625 municípios brasileiros, com investimentos de R$ 394,6 milhões.

Foram ofertadas, na seleção do ano passado, 8.551 quadras aos 26 estados e o Distrito Federal.

Nesta seleção de 2012, fazem parte municípios integrantes dos três grupos do PAC 2. Divididos por:

G1 - Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Curitiba e Porto Alegre, Região Integrada do Entorno do Distrito Federal, cidades com população acima de 70 mil habitantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e acima de 100 mil habitantes no Sul e Sudeste.

G2 - Municípios entre 50 mil e 70 mil habitantes no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e entre 50 mil e 100 mil no Sul e Sudeste.

G3 - é composto por municípios com menos de 50 mil habitantes

MEC

Além da assinatura dos termos de compromisso para construção das quadras e coberturas, o Ministério da Educação irá disponibilizar a aquisição de mobiliário escolar como carteiras e mesas escolares, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR).  Os municípios em áreas rurais, poderão adquirir ônibus escolares pelo Programa Nacional de Transporte Escolar do MEC.