Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Secretário diz que mercado e sociedade não funcionam sem o Estado

Notícias

Secretário diz que mercado e sociedade não funcionam sem o Estado

publicado:  07/04/2015 18h24, última modificação:  07/04/2015 18h24

Brasília, 10/12/2009 – O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, disse hoje que sem um Estado forte e atuante o mercado não pode se sustentar e atender as suas obrigações e a sociedade não pode resolver os seus problemas.

“Estado, mercado e sociedade civil já não funcionam separadamente, destacou o secretário, durante a 26ª edição do Projeto Fóruns do Planalto, onde apresentou um balanço das ações realizadas em 2009 na Administração Pública Federal, dentro da agenda de melhorias previstas no “Ano Nacional da Gestão Pública.

Segundo Marcelo Viana, a escolha de 2009 como ano da gestão feita pelo presidente Lula foi providencial por se inserir na conjuntura nacional e internacional de reabilitação do papel do Estado.

“A constatação de que o Estado é hoje a ferramenta adequada para desenvolvimento das sociedades coloca a melhoria da gestão pública na cena principal desse desafio, reforçou o secretário.

De acordo com Viana, a gestão pública está passando por modificações seguindo a lógica de que “temos um país em construção e sob o impacto da evolução tecnológica.

Além disso, lembrou que o Brasil terá responsabilidades crescentes no próximo período na condução de grande parte do processo de integração das sociedades sul-americanas e latino-americanas. “Nossas responsabilidades já não são mais estritamente nacionais, mas cada vez mais regionais e mundiais, frisou.

Outro fator decisivo para o esforço de modernização, segundo Marcelo Viana, tem a ver com o perfil da sociedade brasileira que mudou com o surgimento de uma nova classe média. “Temos uma sociedade mais complexa. Cresceu a demanda por serviço público de qualidade e por transparência, observou, ao acrescentar que os esforços que estão em curso são para que o Estado se torne definitivamente “eficiente, eficaz, efetivo e excelente.

No relato das principais medidas adotadas pela Secretaria de Gestão para modernizar o setor público, Marcelo Viana destacou as alterações feitas na gestão da força de trabalho, as inovações na organização das ações governamentais, melhorias relativas à governança pública, novos compromissos em termos de agenda federativa com a integração de políticas e projetos em todas as esferas de governo, além de várias frentes de discussão e mobilização em torno do tema “gestão pública.

Os eventos do Projeto Fóruns do Planalto são realizados desde 2003 por iniciativa da Secretaria Executiva da Casa Civil com o apoio da Diretoria de Gestão de Pessoas da Presidência da República. Têm o objetivo de capacitar os servidores federais sobre os principais temas da agenda de governo.

A palestra do secretário de Gestão foi acompanhada pelo subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Luis Alberto dos Santos, a diretora de Gestão de Pessoas da Presidência da República, Selma Quintela, e o secretário adjunto de Gestão do Planejamento, Tiago Falcão, entre outras autoridades.

Clique aqui para ver a apresentação