Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Secretaria de Gestão prepara ingresso de novos gestores

Notícias

Secretaria de Gestão prepara ingresso de novos gestores

publicado:  07/04/2015 18h23, última modificação:  07/04/2015 18h23

Brasília, 10/2/2009 – A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento (SEGES) já iniciou procedimentos visando à alocação dos 115 novos gestores nos quadros da Administração Pública Federal. Os futuros servidores foram aprovados em concurso público realizado em junho de 2008 e participam do curso de formação na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), condição para o ingresso na Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

De acordo com o secretário Marcelo Viana, a demanda pelos novos gestores é cerca de cinco vezes maior do que a oferta. “Temos o desafio de definir uma proposta que permita alocar racionalmente pessoas tão qualificadas e a prioridade é atender aos projetos estratégicos do Governo Lula, disse o secretário.

Marcelo Viana destacou que os gestores têm o potencial de contribuir para uma visão global, integrada e articulada da administração. “São profissionais capazes de buscar a melhor relação entre recursos e resultados, comentou o Secretário de Gestão.

Com esse intuito e também para aperfeiçoar a gestão da carreira, a SEGES encaminhou pedido de informação às Secretarias-Executivas dos Ministérios sobre a vida administrativa de cada um dos 788 gestores no Governo Federal.

As informações deverão conter dados como unidade de exercício, descrição sucinta das principais atividades desenvolvidas pelos gestores nos órgãos e entidades vinculadas, breve avaliação sobre a adequação da distribuição e utilização do contingente de gestores nos Ministérios e em suas entidades, bem como eventuais comentários e sugestões para o aprimoramento da gestão da carreira.

“Como as solicitações são muitas e são meritórias, estamos propondo à alta direção do Ministério do Planejamento a realização de novo concurso de maneira a atendê-las em parte agora, e o restante no início de 2.010, disse o Secretário.

A pesquisa também fornecerá subsídios para orientar o processo de reestruturação da carreira em razão dos novos dispositivos da Lei nº 11.890/08. A idéia é apresentar uma proposta de regulamentação até abril de 2009.